Pluviômetro semi-automático sendo instalado na sede da Defesa Civil Municipal e Bombeiros
Voluntários
Cristiane Saffran
Comunicação Santa Maria de Jetibá
www.pmsmj.es.gov.br
A Defesa Civil Municipal em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais deram início as instalações de 8 pluviômetros sendo 3 automáticos e 5 semi-automáticos nas comunidades. O pluviômetro é um aparelho usado para medir a quantidade de chuva caída em determinado período de tempo e na prevenção de desastres naturais.
Os automáticos permitem o monitoramento 24h via internet o que facilita o trabalho da Defesa Civil durante a emissão de alertas para as áreas de riscos mapeadas. Já os índices dos aparelhos semi-automáticos são coletados no próprio local, sendo transmitidos manualmente por equipes das comunidades das áreas de riscos ou pelos órgãos de monitoramento de desastres naturais. Os aparelhos funcionam com energia solar.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Romeu Berger, informou que neste ano outras 6 localidades de riscos também vão receber a instalação de pluviômetros que serão utilizados na medição do nível dos rios e córregos. “Além das instalações dos pluviômetros iremos capacitar os membros das associações para que a própria comunidade esteja preparada para adotar medidas rápidas em situações de risco”, relatou o coordenador Romeu.
Os pluviômetros automáticos foram instalados nas comunidades de São Luis, São João do Garrafão e São Sebastião de Bélem e os semiautomáticos nas associações localizadas em Alto Santa Maria, Rio Taquara, Barracao de Rio Posmosser e na sede da Defesa Civil Municipal e Bombeiros Voluntários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário