terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Salas de Cmei da Ilha de Santa Maria ensinam matemática e letras com brincadeira - Vitória

Divulgação Seme

Cmei Rubem Braga
Salas do Cmei Rubem Braga trarão quatro temas específicos para os alunos: pesquisa, números, letras e apoio
Fevereiro é o mês tradicionalmente conhecido pelo fim das férias escolares e pela volta dos alunos para uma nova jornada de educação. O ano letivo de 2014 começa nesta quarta (5) e os pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubem Braga, na Ilha de Monte Belo, vão encontrar uma nova proposta curricular, que será aplicada já nos primeiros dias de aula.
Quatro salas foram reformadas, cada uma com um tema específico: pesquisa, números, letras e apoio. Na sala de 'pesquisa', vão ser abordados assuntos sociais, ambientais e conhecimentos gerais. A matemática é a proposta da sala dos 'números', na qual as crianças terão a oportunidade de aprender brincando, utilizando peças com algarismos.
A linguagem, a contação de histórias e a alfabetização serão abordadas na sala das 'letras', que, como na sala de matemática, os alunos vão aprender enquanto brincam com o alfabeto em forma de peças. Por fim, a sala de 'apoio' é o local onde serão utilizados fantoches, televisão e outras formas mais livres de arte e música para que os pequenos aprendam.
E não para por aí. Para explorar o lado criativo dos pequenos, foi criado o "Espaço Tenda", que consiste em barracas na área descoberta do pátio, com brinquedos e pinturas.

Rodízio

Divulgação Seme
Cmei Rubem Braga
Espaços têm a proposta de levar conhecimento aos alunos com diversão
A diretora do Cmei, Keila Madeira Pereira, explica que a reforma foi geral, feita por inteiro, desde as salas de aula até as didáticas abordadas em sala de aula pelos educadores. "Após uma reunião que envolveu todos os profissionais da educação do Cmei, aliada a uma grande pesquisa nos documentos pedagógicos de Vitória, resolvemos colocar em prática as novas atividades. O ensino acontecerá por meio de 'rodízio', objetivando impactar principalmente os alunos com idade entre 4 e 5 anos", disse.
A diretora explica que o intuito é que os alunos aprendam de uma forma bem divertida e didática. "Queremos dar mais uma opção de aprendizado com diversão para as crianças, além da nova abordagem preparada pela escola. O 'Espaço Tenda' foi reformado com pinturas e imagens que estimulam o lado criativo dos alunos, saindo do lugar comum ao tirá-los das salas de aula. Isso quebra a rotina das quatro paredes, permite que tenham contato com a natureza e observem a paisagem, analisando os elementos com olhar pedagógico", finalizou Keila.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097

Nenhum comentário:

Postar um comentário