segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Procon da Serra: atendimentos aumentaram 246% em janeiro


Foram 896 atendimentos neste mês
Djeisan Lettieri
O número de atendimentos no Procon da Serra, no  mês de janeiro, cresceu 246% em relação ao mesmo período em 2013. Foram registradas 896 demandas este ano e 259 no último ano. Grande parte das demandas está relacionada a produtos com defeito, não cumprimento do prazo para montagem e assistência técnica, telefonia, assuntos financeiros como cobrança indevida, dentre outros.
Divulgação/ PMSO Procon fica localizado em Portal de Jacaraípe
Dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) atestam que 75,5% dos problemas são solucionados no primeiro atendimento no órgão, em que o atendente consegue a solução por meio de um telefonema à empresa fornecedora.   “O aumento no número de atendimentos em janeiro está relacionado à demanda de compras de fim de ano. Também atribuímos ao bom índice de resolutividade, que faz com que as pessoas procurem mais o Procon”, afirma a diretora do órgão, Mirtis Dettimamm.
Dettima ainda acrescenta que em 2013 o Procon realizou diversas palestras voltadas para a divulgação dos direitos do consumidor, com ampla distribuição de cartilhas nos terminais de ônibus, palestras nos centros de convivência para idosos, servidores da Prefeitura da Serra, comerciantes e logistas. “O órgão tem investido na conscientização do consumidor, que tem reivindicado mais seus direitos, gerando grande demanda para o órgão. Nosso objetivo é formar cada vez mais cidadãos conscientes sobre seus direitos”, avalia.
O Procon também conta com uma equipe técnica que está nas ruas do município fiscalizando diariamente o cumprimento das normas de proteção ao consumidor por parte dos fornecedores de serviço, de forma preventiva e também reprimindo as infrações existentes.  Vale lembrar que as empresas que descumprem as normas de defesa do consumidor são punidas com multa.
Serviço
Procon da Serra: Av. Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5416, Portal de Jacaraípe. Telefone: 3252-7242. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

CRÉDITOS: Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania | 03/02/2014

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