A rede municipal de ensino não possuía até 2013 nenhuma oportunidade para as pessoas que desejavam concluir seus estudos para poder ingressar em um curso universitário. Foram abertas 17 turmas no ano passado e a em 2014 serão abertas mais 15 turmas que irão receber 96 novos alunos.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Viviane Peçanha, as primeiras ações da atual gestão foi estruturar a Educação de uma forma que todos pudessem ser beneficiados. “Desde o início nós priorizamos criar oportunidade para todos, desde a criança que está na creche, até para o adulto que deseja estudar a fim de melhorar sua remuneração. Este nosso compromisso permitiu que 122 pessoas retomassem ou iniciassem seus estudos”, afirmou.
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. Possui uma metodologia específica e recursos adequados a realidade cultural e ao nível de subjetividade individual.
O município ainda aderiu ao Programa Brasil Alfabetizado, que visa promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. "O Brasil Alfabetizado, um programa do Governo Federal, hoje tem em Itapemirim o maior número de classes abertas no sul do Estado. Nós aderimos ao programa no ano passado e já conseguimos alcançar essa grande marca", destacou Peçanha.
Segundo levantamento do último Censo (2010) realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Itapemirim possui uma população de 30.988 habitantes, sendo que 66,1% são analfabetos e possuem 25 anos ou mais. O estudo ainda apontou que 23,42% dos jovens que começaram a estudar não continuaram seus estudos no ensino médio.
Cursos profissionalizantes - Os jovens matriculados no ensino médio de Itapemirim terão a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes, oferecidos pelo Sest-Senat, por meio do Pronatec, em parceria com a Secretaria de Educação de Itapemirim.
Os cursos são para Agente de Informações Turísticas e Recepcionista e serão ofertadas 25 vagas para cada curso. As aulas serão ministrados realizados em março e maio deste ano. As inscrições já estão abertas e seguem até dia 14 de fevereiro, às 16h59.
Para participar os interessados devem acessar o edital e se inscrever pelo site da Sedu (www.educacao.es.gov.br), no ícone “Inscrições Pronatec – FIC 2014/1”. O aluno precisa estar matriculado na 2ª ou 3ª série do ensino médio regular da rede pública ou particular.
Informações à Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário