sexta-feira, 8 de março de 2013

Treinamento de processamento do pescado incentiva cadeia produtiva do peixe em Itaguaçu



08/03/2013 - 07h29min

Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES) promoveram, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, o Treinamento de Processamento do Pescado para um grupo de piscicultores e interessados no mercado de peixe no município de Itaguaçu.

O curso, que ocorreu no Sítio Esperança, foi marcado por palestras e práticas de manuseio do pescado, bem como processamento de diversos produtos, como filé, linguiça de peixe, quibe de peixe, almôndega de peixe, torresmo de peixe e defumados. As aulas foram ministradas pelo instrutor do Senar, Fabiano Giori.

“Foi flagrante a satisfação dos participantes quanto à qualidade do treinamento. Muitos saíram do curso impressionados com o aproveitamento de subprodutos do processamento e motivados a aplicar as técnicas propostas em seu dia-a-dia”, afirmou o zootecnista do Incaper, Bruno Giovany de Maria.

O treinamento é parte da estratégia do escritório do Incaper de Itaguaçu em incentivar e fomentar a aquicultura no município. “Proporcionar alternativas e agregar valor aos produtos é fundamental para diversificação da renda e para proporcionar opções em épocas de crise ao produtor rural. Há, em diversas propriedades, a possibilidade de criação de peixes e camarão”, disse Bruno.

Ele também comentou que, além de proporcionar maior segurança e estabilidade ao trabalhador rural, também o processamento de pescado pode configurar-se na maior fonte de renda da propriedade, permitindo, ainda, o acesso, com o produto peixe, a relevantes políticas governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Estiveram presentes no treinamento o presidente da Câmara de Vereadores de Itaguaçu, João Luiz Becalli; o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Vírgílio Braz Fernandes; o presidente do Sindicato Patronal Rural de Itaguaçu, Antônio José Baratela; e o zootecnista do Incaper, Bruno Giovany de Maria.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário