sexta-feira, 22 de março de 2013

Sesa promove I Encontro Estadual dos Gestores Municipais de Saúde



Com 73% do quadro de gestores municipais de saúde renovado, após a posse dos novos prefeitos, a Secretaria de Estado da Saúde(Sesa) promove o Iº Encontro Estadual dos Gestores Municipais de Saúde na próxima segunda (25) e na terça-feira (26) em Guarapari,para informar e atualizar os novos secretários da área em relação às novidades na legislação e a organização dos serviços do SistemaÚnico de Saúde.

O evento, que será realizado no Hotel Flamboyant, tem parceria com o Ministério da Saúde e com o Colegiado de Secretários Municipaisde Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES). A expectativa é de que participem cerca de 250 pessoas entre prefeitos, secretários, técnicosmunicipais e estaduais de saúde, além de representantes do Ministério da Saúde.

O encontro funcionará como um guia instrutivo para orientar os novos gestores sobre como e de que forma podem aplicar os recursose comprovar os gastos na área, e também detalhar e tirar as dúvidas sobre as responsabilidades de cada ente federado nas ações quevisam ao desenvolvimento e qualificação dos serviços prestados à população.

O secretário estadual da Saúde, José Tadeu Marino, participará da solenidade de abertura, marcada para as 9h30 e fará, em seguida, a apresentação dos projetos prioritários do Governo do Espírito Santo para a área da saúde.

Ele vai abordar, entre outros pontos, a parceria do Governo para o fortalecimento da atenção primária com a construção de 73 Unidades Saúde da Família até final de 2014 (29 já entregues); implantação de 12 novos Centros de Atenção Psicossoacial para tratamento de pacientes com transtorno por uso abusivo de álcool e drogas (seis deles já entregues) e instalação de Farmácias Cidadãs Municipais.

Cofinanciamento

Outro importante instrumento da atual gestão da Sesa para tornar a atenção primária mais forte e resolutiva é o cofinanciamento da saúde. Este ano, R$ 42,8 milhões de recursos próprios do Estado serão distribuídos aos 78 municípios capixabas, de acordo com a população, critérios sociais, econômicos e metas a alcançadas. Todos os municípios aderiram ao processo, encerrado neste mês, e devem receber a primeira parcela trimestral em abril.

Durante o encontro, também será definida a nova estrutura organizacional do Cosems. No primeiro dia, será feita a discussão sobre o processo eleitoral para a escolha dos novos diretores para o biênio 2013/2015. Antes do encerramento do evento, na terça-feira (26), será eleita a nova diretoria.


Serviço
1º Encontro Estadual dos Gestores Municipais de Saúde – ES


Data: Segunda (25) e terça (26)
Local: Hotel Flamboyant - Guarapari-ES
Público-alvo: Cerca de 250 participantes entre prefeitos, secretários, técnicos municipais e estaduais e palestrantes do Ministério da Saúde
Realização: Parceria SESA, COSEMS-ES, Ministério da Saúde

 


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira Texto: Maria Angela Siqueira mariaperini@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776 asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário