quinta-feira, 21 de março de 2013

Incaper participa de assembleia da maior cooperativa de conilon do Brasil



21/03/2013 - 11h35min

Assessoria de Comunicação Incaper
A assembleia da Cooabriel deve reunir 1500 participantes
A Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel) realiza, nesta sexta-feira (22), no Armazém Central da Cooperativa, a Assembleia Geral Ordinária para seus cooperados. São esperados cerca de 1.500 participantes entre eles os agricultores e seus familiares, autoridades e representantes de diversos órgãos.

Durante o evento será apresentado um relatório das atividades da cooperativa com as principais realizações e desempenho em várias áreas e as contas do exercício 2012.

“O Governo do Espírito Santo apoia o cooperativismo, que é um modelo estratégico para a consolidação das políticas públicas, principalmente nas áreas rurais. Fortalecer a agricultura é fundamental para que alcancemos um desenvolvimento harmônico em todo o Estado”, afirma o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo.

O produtor Jamil Gava, do distrito do Córrego do Ouro, localizado em Nova Venécia, é cooperado há 12 anos e destaca a importância da cooperativa. “A Cooabriel representa um orgulho para todos nós cafeicultores, pelos serviços que ela nos oferece e pela segurança que nos proporciona. Com ela, nós sócios crescemos juntos”, afirma.

A Cooabriel em números

- A Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha fará 50 anos em 2013;

- É a maior cooperativa de café do mundo, e tem mais de 1.600 sócios ativos;

- Além da sede em São Gabriel da Palha, a cooperativa tem quatro filiais no Espírito Santo em: Nova Venécia, Vila Valério, Águia Branca e Alto Rio Novo; e duas na Bahia: em Teixeira de Freitas e Itabela;

- Possui armazéns próprios com capacidade para 400 mil sacas;

- Tem o maior jardim clonal do Estado com 30 mil matrizes selecionadas e catalogadas pelo Incaper como resultado de 30 anos de pesquisas;

- O viveiro tem capacidade para produzir três milhões de mudas por ano;

- Já realizou nove concursos de qualidade de café – ‘Concurso Conilon de Excelência Cooabriel’.

Incaper homenageado pela Cooabriel

O Incaper foi homenageado durante o IX Concurso Conilon de Excelência, realizado em setembro de 2012, em São Gabriel da Palha.

Na ocasião o coordenador do programa estadual de cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, recebeu o troféu das mãos do diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, e do presidente da Cooabriel, Antonio Joaquim de Souza Neto.

O pesquisador compartilhou a homenagem com todos os membros da equipe do Incaper. “Foi o reconhecimento de um trabalho de equipe, construído por muitas mãos e com muito comprometimento. É um trabalho que começou há 20 anos, cujo resultado vem sendo muito bem utilizado pelos produtores rurais. Ter sido reconhecido no maior evento de qualidade de conilon é uma honra. Dá mais vontade, mais disposição para continuar com este trabalho”, disse Romário.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário