quinta-feira, 21 de março de 2013

Manhã de capacitação para cafeicultores alfredenses


A manhã de hoje (21) foi destinada à capacitação de cafeicultores do município. A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Incaper e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), realizou um encontro com produtores de café conilon, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). O objetivo foi qualificar a produção cafeeira no município e gerar mais lucratividade para as famílias produtoras.

A iniciativa é parte integrante do Programa Estadual de Renovação e Revigoramento do Café Conilon (Renova Sul Conilon). A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Roberto Fiorin; do chefe do Incaper local, Alciro Lamão Nazarino; presidentes de associações e secretários municipais.
Em seu pronunciamento, o prefeito destacou a importância da qualificação das lavouras. “Estamos aqui, não para ensinar o cafeicultor, mas sim para aprender a produzirmos mais e melhor, o produtor ter mais lucratividade em suas lavouras já existentes”, disse, lembrando ainda dos projetos em andamento para melhoria das estradas rurais. “Queremos que o agricultor e sua família se sintam bem no campo, e ter estradas em boas condições é garantir segurança e comodidade”, disse.
Conforme o secretário de Agricultura do município, Antônio Carlos Petri, o encontro visou capacitar os produtores rurais para o trabalho nas lavouras de café de acordo com as técnicas necessárias para o plantio e colheita de qualidade. “A produção de café no município é muito presente e é responsável pela geração de emprego e renda para as famílias. Para tanto, é preciso que o agricultor tenha apoio e suporte para cuidar de suas lavouras. Vamos fazer este atendimento em parceria com o Incaper para que todos os cafeicultores sejam beneficiados e possam aumentar a produção”, prometeu.
Os produtores Luiz Partele, 40 e Daniel Lovatti Canal, 18, gostaram do momento e dos ensinamentos. “Foi muito proveitoso, aprendi coisas interessantes que pretendo aplicar em minha lavoura”, disse Partele.
Já o alunos da Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves, Eliete Zequini e Denílson Destefani Deolindo, disseram que aprenderam coisas novas que não são ensinadas em sala de aula. “Foi uma palestra muito importante para reforçar o que aprendemos na escola e aplicarmos na prática”, disseram.
O pesquisador e coordenador do Renova Sul Conilon, que representa também a Embrapa Café/Incaper, Aymbiré Fonseca foi o palestrante convidado para falar da importância da implantação de novas técnicas nas lavouras cafeeiras.

Dirceu Cetto
27 9965-1806
4 anexos — Baixar todos os anexos  Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Capacitação Café Conilon[1280x768] (24).JPGCapacitação Café Conilon[1280x768] (24).JPG
127K   Visualizar  Compartilhar  Baixar  
Capacitação Café Conilon[1280x768] (26).JPGCapacitação Café Conilon[1280x768] (26).JPG
128K   Visualizar  Compartilhar  Baixar  
Capacitação Café Conilon[1280x768] (5).JPGCapacitação Café Conilon[1280x768] (5).JPG
125K   Visualizar  Compartilhar  Baixar  
Capacitação Café Conilon[1280x768] (8).JPGCapacitação Café Conilon[1280x768] (8).JPG
172K   Visualizar  Compartilhar  Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário