quarta-feira, 27 de março de 2013

Safra do jambo começa em abril


http://www.ceasa.es.gov.br/wp-content/uploads/2013/03/jambo.jpg

Problemas cardiovasculares, cataratas, envelhecimento, risco de câncer e mal de Alzheimer são apenas algumas das doenças que o jambo auxilia a combater. Devido ao alto valor nutricional, essa fruta é uma ótima opção na hora de compor a alimentação balanceada. Fique atento, então, para as dicas da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) sobre os benefícios da fruta e como aproveitar o período de safra que começa no próximo mês.
“O jambo é composto por vitamina C e pelos antioxidantes flavonoides e taninos. Estas propriedades neutralizam a ação dos temidos radicais livres, contribuem para a produção do colágeno e atuam contra a formação de tumores. Além disso, contém também diversos fotoquímicos que são fundamentais à saúde, que agem na preservação dos tecidos celulares e na prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição. O jambo vermelho é ainda uma boa fonte de ferro, fósforo, proteínas, vitaminas A, B1 e B2 (riboflavina), contendo grande quantidade de água e baixo valor calórico”, pontua a nutricionista Fabrícia de Melo Silva.
Com aroma de flor, casca fina, polpa consistente, adocicada e suavemente ácida, o consumo dessa fruta é dado principalmente na forma in natura, doces, compotas ou refresco, como no saboroso e nutritivo suco de jambo, simples de fazer, como ensina a nutricionista.
“Rápida e prática, para fazer esta receita são necessários dois jambos, 500 ml de água e açúcar a gosto. Lave bem as frutas em água corrente, deixando-as imersas em uma solução clorada, que consiste em uma colher de hipoclorito de sódio em um litro de água, por cerca de 15 minutos. Após, corte os cabos, as pontas e corte o jambo ao meio, retirando o caroço. Bata no liquidificador junto com os demais ingredientes, coe e está pronto para ser servido”, ensina Fabrícia.

Dados
Segundo o Setor de Estatística da Ceasa/ES, em 2012, foram comercializados 19.275 quilos da fruta no entreposto de Cariacica, a maior oferta foi registrada entre os meses de abril e maio, somando 10.548 quilos, o correspondente a 54,72% do total. Em 2013 as vendas nos primeiros dois meses atingiram 13.977 quilos. A movimentação financeira foi de R$ 27.597,57, valor que tende a aumentar com o início da safra no próximo mês. O preço médio, por sua vez, esteve cotado a R$ 1,98 o quilo. O município de Viana lidera as vendas com 9.045 quilos, seguido da região de Cariacica com 3.930 quilos.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Rainã Jacobsen Maier Tel.:
(27) 3136-2321/ (27) 9780-7238
comunicacao@ceasa.es.gov.br
Texto: Lorena Quirino Pelissari
Twitter: @CeasaES

Nenhum comentário:

Postar um comentário