sexta-feira, 22 de março de 2013

PMVV inaugura memorial em homenagem a Alexandre Martins



Texto: Angela Beserra / Foto: Semcom

Obra Homenagem Alexandre Martins - Imagem: SEMCOM
Em homenagem ao Juiz e Professor Alexandre de Castro Martins Filho, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, inaugura, nesta segunda-feira (25), às 19 horas, o Memorial Coragem e Justiça, na Praça Agenor Moreira, entre a Rua Belém e a Rua Fortaleza, no Bairro Itapoã.  Também em homenagem ao juiz, de sexta-feira (22) a domingo (24), seis grafiteiros iniciam a pintura de uma imensa obra de arte na praça.
A solenidade marca os 10 anos sem Alexandre Martins e relembra a importância da sua vida como símbolo na mobilização da sociedade capixaba na luta contra o crime organizado.
O memorial servirá para apresentar às novas gerações o fato histórico, o legado de ética, justiça e mobilização social que o juiz Alexandre Martins deixou. “Vila Velha é uma cidade histórica, marcada pela sua oposição e resistência ao desrespeito à democracia. Alexandre foi um ser humano que devemos sempre lembrar e nos orgulhar” – destaca o prefeito Rodney Miranda.
Para receber o memorial, a Praça Agenor Moreira foi revitalizada com paisagismo e nova iluminação, com lâmpadas de 250 Watts. A Praça teve a poda das árvores refeita juntamente com um novo projeto de jardinagem e nova pintura.
Grafiteiros
Seis artistas irão grafitar o muro de 132 metros quadrados de área que envolve o fundo da praça com imagens que simbolizam a luta do juiz.  Os grafiteiros são Thiago James, Jordão Somall, Luciano Aqi, Starley, Kika e Bispo. Serão utilizadas 190 latas de spray e muita disposição. O trabalho começa nesta sexta-feira e termina no domingo (24).
Memorial
A força da juventude e o senso de justiça. Foram essas as características do Juiz Alexandre Martins que inspiraram a paisagista Simone Coutinho a criar o memorial a ser inaugurado nesta segunda-feira.   “As peças de ferro simbolizam o vigor que ele teve para enfrentar a alta esfera da sociedade contra o crime organizado. O vermelho é o sangue derramado em busca por uma sociedade mais justa e o branco é a cor da paz” – detalha Simone.  A obra da paisagista terá iluminação própria.
Concurso na Educação
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha lança na próxima segunda-feira, dia 25, um concurso de redação para os alunos da rede com o tema “Paz, Justiça e Cidadania: 10 anos sem o professor e juiz Alexandre Martins de Castro Filho”.
A intenção do concurso vai além de estimular o hábito da leitura e da escrita dos alunos. Trata-se de envolvê-los em torno de discussões que passam pelo respeito à vida, pelo direito e pela ética, bem como debater sobre impunidade, justiça e relações de poder, despertando a consciência para o seu meio social.
Serão selecionados os melhores textos dos alunos do 6ºs aos 9ºs anos, de acordo com o gênero estabelecido para cada categoria: 6º ano, narrativa; 7º ano, poema; 8º ano, carta do leitor; e 9º ano, crônica. Cada escola poderá participar do concurso com uma redação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário