sexta-feira, 22 de março de 2013

Criação da Agência das Águas é tema da Descida do Rio Jucu



Texto: Simone Diniz / Foto: Eduardo Ribeiro

Descida Rio Jucu - Imagem: Semcom
No próximo domingo (24) acontece mais uma edição da Descida Ecológica do Rio Jucu, organizada pela Associação Barrense de Canoagem (ABC) e Instituto  Jacarenema. São 1.500 vagas e todos os participantes terão que vestir colete salva-vidas e levar as suas embarcações. A inscrição, mediante a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis, será feita no dia do evento. Não será permitido o consumo e transporte de bebida alcóolica durante o evento.
Serão 20 km de percurso. A concentração dos participantes será na Praça da Barra do Jucu, a partir das 7 horas, de onde sairão os ônibus para Viana,  local onde se inícia a descida do rio.  A chegada será na Barra do Jucu.
Os objetivos principais  da 24º edição do evento são chamar a atenção para esta riqueza natural, alertar para a responsabilidade de todos quanto à sua preservação,  e sensibilizar o Governo do Estado para que seja criada a Agência das Águas, órgão que terá a responsabilidade de coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos.
Rio Jucu
O Rio Jucu nasce em Domingos Martins e percorre 166 km antes de desaguar no Oceano Atlântico. Dentre os principais benefícios trazidos pela bacia do rio, destacam-se a geração de energia elétrica, desenvolvimento industrial, irrigação de lavouras, turismo, pesca e abastecimento de água.
A bacia do Rio Jucu abrange seis municípios: Domingos Martins, Marechal Floriano, Viana, Cariacica, Guarapari e Vila Velha. O rio é responsável pelo abastecimento de água de 60% da população dos municípios de Vila Velha, Viana, a maior parte de Cariacica e a toda ilha de Vitória.
O evento conta com apoio das Prefeituras de Vila Velha, Viana, Vitória e Cariacica, além da Cesan, Iema,  Ajellso, Rodosol, Porto de Vitória, Multi Show e Rico Caipira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário