quarta-feira, 20 de março de 2013

Governo investe em ações para fortalecer artesanato capixaba


Cerca de 600 artesãos de todo o Estado compareceram ao evento em comemoração ao Dia do Artesão nessa terça-feira (19), na Estação Porto, em Vitória. Na ocasião, foi lançada a logomarca do Artesanato Capixaba e a nova Carteira Nacional do Artesão também começou a ser entregue. O vice-governador Givaldo Vieira também aproveitou o momento para anunciar os projetos de elaboração de dois Centros de Comercialização do Artesanato Capixaba e da 1ª Feira Nacional do Artesanato.

A nova logomarca do Artesanato Capixaba, criada pelo Estúdio Zota, é agora a única marca utilizada para o artesanato no Estado. “A Aderes e o Sebrae-ES usarão uma logomarca única em suas ações e projetos voltados para o segmento”, acrescenta o diretor-presidente da Aderes, Pedro Rigo. Já a carteirinha, documento nacional que possibilita ao artesão um reconhecimento em todo o Brasil, será entregue a todos os artesãos capixabas cadastrados pela Aderes.
 
O vice-governador cumprimentou os artesãos que utilizam a criatividade para expressar a cultura do Espírito Santo e anunciou ações que o Governo do Estado fará para fortalecer o artesanato local.
 
“A Secretaria de Estado de Turismo já está autorizada a estruturar dois Centros de Comercialização do Artesanato Capixaba na Grande Vitória. Um, no Centro de nossa Capital, por seu caráter histórico e o outro, em Guarapari, com possibilidade de ampliarmos estas iniciativas para as regiões Norte, Sul e demais municípios metropolitanos. Um outro projeto de fomento da atividade do artesão será a 1ª Feira Nacional do Artesanato, que, em parceria com o Sebrae, a Aderes poderá viabilizá-la para que seja realizada em Vitória. A gestão do governador Renato Casagrande quer consolidar este importante segmento como referência em todo o País, auxiliando estes micro e pequenos empreendedores a melhorarem sua qualidade de vida”, salientou Givaldo Vieira.
 
“O artesanato desempenha um papel muito importante na representação da cultura e tradição do Espírito Santo, sendo um meio para preservar a riqueza da arte e da cultura dos capixabas. Além disso, é uma alternativa para milhares de famílias que encontram nele a solução para ampliar seus rendimentos. Em todo o Espírito Santo, muitos artesãos vivem da produção e da venda das peças artesanais, muitas delas exportadas para países dos cinco continentes”, destaca Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes. 
 
O evento foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). 
 
Marcaram presença no evento, além do vice-governador, Givaldo Vieira, e do diretor-presidente da Aderes, Pedro Rigo, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH), Helder Salomão; o secretário de Turismo (Setur), Alexandre Passos; os deputados Rodrigo Coelho e Luzia Toledo, o diretor-técnico do Sebrae-ES, Rui Dias; dentre outras autoridades municipais e estaduais. 
 
Artesanato no ES
 
O Governo do Estado acredita na importância do artesanato capixaba e trabalha para fortalecer, difundir e promover o segmento no Espírito Santo. Em 2011, o Programa do Artesanato Capixaba foi transferido para a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), que passou a ser a gestora das políticas públicas de fomento ao segmento no Estado. 
 
Em março de 2012, a Aderes lançou o Plano de Desenvolvimento do Artesanato Capixaba com o objetivo de consolidar o artesanato como uma ferramenta de desenvolvimento econômico capaz de promover uma ampla inclusão socioprodutiva. 
Já em maio do mesmo ano, foi lançado o 1º Catálogo do Artesanato Capixaba, uma publicação com cerca de 500 páginas contendo toda a iconografia, em textos e fotos, que retratam o dia a dia da cultura do artesanato do ES. A publicação traz toda a produção das 10 microrregiões do Estado, no qual retrata ainda a etnia e a cultura dos povos. 
 
A Aderes promove ainda a participação de artesãos em diversas feiras pelo Brasil e pelo Espírito Santo, abrindo novas perspectivas de comercialização, possibilitando o contato direto com o consumidor. Além disso, realiza o cadastro do artesão capixaba, construído a partir do levantamento de dados cadastrais socioeconômicos fornecidos pelos próprios artesãos, que permite a verificação, em números reais, do universo do artesanato no Estado. 
 
Temos hoje, no ES, 8.325 artesãos e 42 associações de artesãos cadastrados e identificados. Em 2012, proporcionamos a participação dos artesãos capixabas em 14 feiras, sendo sete estaduais e a outra metade nacionais. Foram comercializados mais de R$ 1 milhão em produtos nos quais foram beneficiados cerca de 3.200 artesãos direta e indiretamente. 
 
Reconhecimento Mundial
 
O artesanato feito em palha de café pela artesã Valdete Reis, de Rio Novo do Sul, ganhou espaço em feiras realizadas na Europa neste ano. Pela primeira vez um artigo do artesanato capixaba foi exposto na feira Maison&Objet, em Paris, na França; e na Feira Ambiente 2013, em Frankfurt, na Alemanha. Valdete produz peças de decoração como jarros, bolsas, caixas, luminárias, vasos, mandalas e outros objetos. 
 
Em agosto de 2012, pela primeira vez um produto do artesanato capixaba recebeu o prêmio “Reconhecimento de Excelência da Unesco para os produtos artesanais do  Mercosul+”. A carteira de mão de Taboa, produzida pelo Núcleo de Artesanato em Taboa de Anchieta ganhou o primeiro lugar do Brasil na 3ª edição do prêmio. Para a edição, foram apresentados 96 produtos artesanais, sendo 26 da Argentina, 13 do Brasil, 26 do Chile, 13 do Paraguai e 18 do Uruguai.
 
Apoiaram o evento o Sebrae, a Feartes e a Prefeitura de Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário