sexta-feira, 22 de março de 2013

PMVV mantém trabalho de análise da água das praias e lagoas



Texto: Simone Diniz / Foto: Divulgação

Praia de Itapuã - Imagem: Divulgação
Vila Velha possui 32 km de litoral o que torna a cidade um pólo de turismo e lazer. Com o objetivo de monitorar e informar ao morador sobre a qualidade da água das praias e lagoas, a secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha mantém o estudo da Balneabilidade que compreende “as condições sanitárias do local”, indicando a qualidade das águas para utilização dos banhistas, em conformidade com as especificações da Resolução CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) nº 274/2000.
As coletas são realizadas quinzenalmente em toda a malha amostral entre os meses de março a novembro, e semanalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, em que são intensificadas devido à maior frequência de banhistas nas praias no período de verão. Para isso a Prefeitura mantém um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).
Além da divulgação no site, os pontos onde são feitas as coletas são sinalizados com placas de PRÓPRIA ou IMPRÓPRIA, com as seguintes orientações:
São elas:
  • - evite o banho de mar até 24 horas após a ocorrência de chuvas;
  • - evite as praias que costumam apresentar línguas negras, pois estas são oriundas de esgotos sanitários ou pluviais;
  • - não leve animais domésticos as praias ou lagoas, pois as fezes podem transmitir doenças.
As análises têm como finalidade implementar ações de planejamento, prevenção e recuperação de possíveis danos ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário