terça-feira, 26 de março de 2013

Pronatec Campo forma primeiras turmas capixabas


26/03/2013 04:28


Pronatec Campo forma primeiras turmas capixabas

Foto: Ascom/MDA

Os dias 26 e 27 de março serão guardados com carinho na memória de 59 agricultores familiares do Espírito Santo. Após frequentarem 160 horas/aula nos cursos técnicos de horticultura e bovino de leite, os primeiros oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo) no estado, os produtores receberão o diploma de conclusão dessa etapa de ensino. Apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a iniciativa integra o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação (Mec).
As cerimônias de formatura serão realizadas nos mesmos municípios que sediaram os cursos. Os primeiros certificados serão entregues para os 27 agricultores concluintes da turma de horticultura, na terça-feira (26). A solenidade ocorrerá no Assentamento do Sumidouro, no município de Alegre, às 17h. No dia seguinte, 27, será a vez dos 32 alunos do curso de bovino de leite receberem o diploma que atesta nacionalmente a qualificação profissional recebida. A cerimônia será realizada no Assentamento Luíz Taliuli, no município de Guaçuí, às 10h.
Para conciliar as atividades ministradas nas aulas com as rotinas dos produtores, os cursos foram realizados em módulos, e não da maneira tradicional, com aulas diárias. “Fizemos essa divisão para não atrapalhar a rotinas dos agricultores, para que eles tivessem horários compatíveis com suas realidades”, explica o delegado federal do MDA no Espírito Santo, Josean de Castro Vieira.
Determinada em expandir seu conhecimento, Edilene da Silva Curty, de 34 anos, caminhava cerca de 40 minutos, três vezes por semana, para participar do curso de horticultura. As aulas eram ministradas na sede da Associação dos Produtores da Comunidade de Sumidouro, no mesmo assentamento onde a agricultora familiar reside com o marido, Idevaldi de Mercati, 45, e os dois filhos, de 6 e 9 anos.
O caminho até o curso era percorrido em companhia das vizinhas, também matriculadas na turma de Edilene. “Optei pelo curso, justamente, por não ter o conhecimento exato na área. Apesar de morar na roça, ter uma área de horta, a gente não sabia como plantar. Você vai com uma cabeça e volta totalmente diferente”, pontua Edilene.
Implantando o conhecimento 
As instruções adquiridas nos três meses de aula, de dezembro a fevereiro, foram postas em prática rapidamente pela agricultora. Edilene aproveitou a antiga horta que tinha no quintal de sua propriedade de dois hectares para testar o que aprendia. “Minha horta estava fraquinha, quase acabando. Nem tinha muito gosto em mexer, talvez até por a gente não saber o jeito correto de fazer. Com o curso, não. A gente aprendeu a forma certa de plantar, o que devemos semear. Foi um incentivo”, afirma. Hoje, a agricultora garante que a situação é diferente. “Minha horta já mudou de cara completamente. Antes só tinha couve, agora já tem cenoura, cebolinha, plantas condimentares e açafrão da terra, que eu nem conhecia”, revela.
Edilene conta que, atualmente, os produtos cultivados na horta são para consumo próprio e que a renda familiar vem da comercialização do café que é plantado e colhido na propriedade da família. Mas o cenário pode mudar em breve. “O que a gente aprendeu na horta pode ser aplicado tanto no que produzimos hoje como em outras fontes de renda. O conhecimento vai fazer a diferença. É uma oportunidade diferente que a gente tem para se desenvolver, fazer uma feira ou até mesmo de oferecer os produtos para a merenda escolar”, avalia a agricultora que está ansiosa para levar a família para a cerimônia de formatura.
"A gente tem um déficit muito grande na parte educacional, de formação e informação, no campo. O grande desafio do MDA é diminuir essa distância entre a cidade e o meio rural. Levar conhecimento ao campo, qualificar os agricultores, dá condições para eles terem acesso à nossas políticas públicas de forma mais eficiente Essa capacitação torna a atividade que eles já possuem mais rentável, mais sustentável e com maior eficiência”, analisa Josean de Castro Vieira.
Novas 24 turmas  
Outras duas turmas do programa no estado, de cafeicultura e informática, ainda estão em curso até o próximo mês, quando a capacitação será concluída. Para 2013, o Pronatec Campo no Espírito Santo deve ofertar 880 vagas em 11 cursos diferentes. Os interessados em obter a capacitação técnica já podem efetuar a inscrição na delegacia federal do MDA no estado, no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário