segunda-feira, 25 de março de 2013

Alunos de Viana comemoram Dia Mundial da Água com atividades em fazenda do Incaper



25/03/2013 - 16h30min


Foto: Eduardo Brinco/Ascom Incaper
A porgramação incluiu o platio de mudas de espécies nativias
Aproximadamente 60 alunos da Rede Municipal de Ensino de Viana, participaram, nesta segunda-feira (25), da comemoração do Dia Mundial da Água – celebrado oficialmente na última sexta (22) – no Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), localizado em Viana.

Apresentação cultural, palestra educativa e plantio de mudas. Tudo voltado para a conscientização dos alunos, que têm entre oito a 14 anos, sobre a importância da preservação os recursos hídricos.

Participaram do evento alunos das escolas Padre Antunes Siqueira e Marcilio de Noronha, o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o prefeito de Viana, Gilson Daniel Bastista, dentre outras autoridades.

“A conscientização da criançada é importante também para que eles repliquem os conhecimentos em casa, com os pais, e influenciem a família a colocar em prática as boas práticas ambientais aprendidas durante a palestra”, afirmou Evair Vieira de Melo.

Para a aluna da escola Marcílio de Noronha, Alice Anselmo, a atividade foi uma boa opção para aprender coisas novas. “Aprendemos que não podemos jogar lixo nos rios, conservar a água ajudando em casa na hora de tomar banho e escovar os dentes. A água é muito importante, sem ela a gente não existe!”, disse.

Após as atividades foram plantadas mudas de espécies nativas nas margens do Rio Jucu, como forma de incentivar o reflorestamento e preservação da mata ciliar.

Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba

Localizado em Viana, na comunidade de Jucu, o Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (Ceaj) foi criado pelo Incaper para demonstrar a conservação e recuperação dos recursos naturais e apresentar modelos de exploração sustentáveis, associando a produção agrícola e florestal com o respeito ao meio ambiente. O objetivo é promover o crescimento da consciência e da responsabilidade ambiental, em especial dos produtores rurais.

O Ceaj apresenta unidades demonstrativas de sistemas agroflorestais e práticas recomendáveis de uso do solo. Os seus 27 hectares de área são divididos em 20 subprojetos técnicos que podem ser replicados nas propriedades rurais.

Estas áreas contemplam plantios consorciados, sistemas agroflorestais, trilha ecológica em remanescente florestal, arboreto botânico com espécies vegetais nativas e exóticas, bosque de pau-brasil, mata ciliar, unidade de plantas medicinais, entre outras.

No local também são realizadas visitas monitoradas que incluem palestras sobre o meio ambiente, trilha ecológica e atividades de recreação que promovem a consciência ecológica. Escolas ou produtores rurais interessados podem agendar a visita pelo telefone (27) 3255-3069.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário