segunda-feira, 25 de março de 2013

Alunos fazem passeata contra o bullying em Vila Velha



Texto: Daniella Sanz Ramos / Foto: Semcom

Alunos da Umef Ofélia Escobar  - Imagem: Eduardo Ribeiro
Para intensificar as ações de combate ao bullying nas escolas, a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Ofélia Escobar, em Aribiri, realiza nesta terça-feira (26) uma campanha de mobilização com o intuito de chamar a atenção da comunidade em torno da prática do bullying.
Os alunos vão seguir em passeata pelas ruas do bairro, saindo da escola a partir das 7h30, e entregar folhetos e adesivos, confeccionados por eles e pela equipe pedagógica.  Eles vão explicar à população a origem do termo bullying, os tipos de violência, as consequências, como ela ocorre e as formas de prevenção.
As crianças pretendem ainda orientar as famílias sobre o que fazer ou como perceber se o seu filho está sendo vítima do problema. A ideia da direção da escola é mostrar como a mudança de comportamento e o respeito às diferenças é um importante meio de prevenção ao bullying.
A iniciativa é promovida para reforçar o Dia Estadual da Conscientização contra o Bullying, celebrado no último dia 20 de março, data instituída pelo Governo do Estado, pela lei de número 9.653 e incluída no Calendário Oficial do Espírito Santo.
 
Bullying
Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação. A prática se refere a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro ou outros. 
 
O que exerce o "bullying" o faz para impor seu poder sobre outro através de constantes ameaças, insultos, agressões, humilhações, entre outras, e assim tê-lo sob seu completo domínio. A vítima sofre calada na maioria dos casos. O maltrato intimidatório o fará sentir dor, angústia, medo, a tal ponto que, em alguns casos, pode levá-los a consequências irreparáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário