sexta-feira, 8 de março de 2013

Está chegando a hora de premiar os melhores cafés arábica das montanhas capixabas



08/03/2013 - 13h17min


Os finalistas do Prêmio de Qualidade dos Cafés Arábica das Montanhas do Espírito Santo estão ansiosos. Neste sábado (09), serão revelados os vencedores. A cerimônia de premiação, que dará R$ 20 mil ao grande campeão, será realizada no Clube Recreativo de Venda Nova do Imigrante.

O prêmio tem por objetivo reconhecer os melhores produtores de cafés da variedade arábica produzidos de forma sustentável nas montanhas capixabas, e incentivá-los na busca constante da melhoria da qualidade. Foram inscritas aproximadamente 500 amostras, provenientes de 300 propriedades de 15 municípios da região. As provas dos cafés para a seleção dos finalistas foram realizadas na Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (Pronova), em Venda Nova do Imigrante, em parceria com as empresas mineiras Bourbon Speciality Coffees (membro da Associação Americana de Cafés Especiais) e Atlântica Exportação e Importação.

Vários aspectos foram observados, como as condições socioambientais das propriedades onde o café é produzido. A rastreabilidade do café, o uso de fertilizantes e defensivos, a gestão do solo, a colheita e pós-colheita, meio ambiente e conservação, a gestão de resíduos e a saúde e a segurança do trabalhador foram considerados.

As auditorias serão realizadas por uma equipe composta por técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Pronova. A nota final dos cafés ganhadores será composta por 80% em relação à avaliação sensorial, ou seja, à qualidade do café, e 20% da avaliação socioambiental da propriedade.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a qualidade do café é um caminho sem volta no Espírito Santo. “Além de remunerar melhor os nossos produtores, a qualidade será determinante para a sua permanência no mercado. O consumo de cafés especiais cresce a faixas de 4% a 5%, bem superiores aos grãos não diferenciados. A qualidade foi uma conquista fantástica para as montanhas capixabas”, disse.

“O prêmio reconhece os melhores produtores de café da variedade arábica, cultivada de forma sustentável nas montanhas capixabas, além de incentivá-los na busca constante da melhoria da qualidade, como meio mais eficaz de conquistar novos mercados e atender à crescente demanda por produtos diferenciados”, explicou Evair Vieira de Melo, diretor-presidente do Incaper.

De acordo com o diretor administrativo financeiro da Pronova, Pedro Carnielli, o nível de qualidade dos grãos vem subindo a cada concurso. “Esse concurso é uma das principais ferramentas de melhoria da qualidade do café, pois ele estimula o agricultor a trabalhar para a evolução de seu produto. Aqui nas montanhas capixabas temos cafés com muito potencial e que são reconhecidos por isso”, afirmou.

O prêmio é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Incaper, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), a OCB/SESCOOP-ES, a Pronova, dentre outros parceiros.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco / Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário