sexta-feira, 22 de março de 2013

Cadastramento do CadÚnico em Santa Mônica Popular- Vila Velha



Texto: Ana Paula Gonçalves / Foto: Camila Vargas

Ação Cadunico e IAFADEC na praça do Ibes - Imagem: Camila Vargas
Acontece neste sábado (23) a segunda ação de cadastramento do CadÚnico e do Programa Bolsa Família promovida pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha, em parceria com a 1ª Igreja Presbiteriana Renovada de Vila Velha. O cadastramento acontece das 8h às 17h, na Praça de Santa Mônica Popular, em frente à rua da sorveteria Ajellso.
A equipe de trabalho vai orientar a população a respeito do programa federal, os direitos e deveres dos beneficiários. A ação está sendo direcionada, em princípio, aos moradores dos bairros Santa Mônica, Ilha dos Bentos, Vila Nova, Jardim Colorado, Jardim Asteca, Cocal, Santos Dumont e os bairros mais próximos.
Para a inclusão e atualização do Cadúnico, as famílias deverão levar comprovante de residência, certidão de casamento (se houver), CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e último contracheque (de todos os membros da família que estiverem trabalhando). Já para criança e adolescentes, até 17 anos, basta à certidão de nascimento e comprovante de escolaridade.
Cadastro Único
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.
O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas. Atualmente, o Cadastro Único conta com mais de 21 milhões de famílias inscritas.
O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário