terça-feira, 26 de março de 2013

Pesquisador do Incaper lança livro sobre o efeito da nutrição mineral no controle de doenças de plantas



26/03/2013 - 15h56min

Incaper/Luciana Silvestre
O pesquisador José Aires Ventura
Plantas bem nutridas são mais resistentes às doenças. Diante dessa perspectiva, o pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), José Aires Ventura, o professor do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Laércio Zambolim e o pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Luiz Antônio Zanão Júnior, publicaram recentemente um livro que aborda a importância dos nutrientes minerais para o crescimento e resistência das plantas às doenças.

Intitulado “Efeitos da nutrição mineral no controle de doenças de plantas”, o livro apresenta uma coletânea de 13 capítulos, nos quais são abordados os mecanismos de ação de nutrientes, como o nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, enxofre, magnésio e silício nas plantas. Além disso, também trata do papel dos fertilizantes na agricultura, tanto os químicos quanto os orgânicos.

“O livro demonstra que é possível adequar as estratégias de controle de doenças em plantas reduzindo a dependência do uso de agrotóxicos. Muitas vezes, utilizam-se esses produtos sem necessidade e de forma inadequada, sendo que por meio da adoção de estratégias de manejo, como a nutrição, pode-se evitar doenças”, afirma o pesquisador do Incaper, José Aires Ventura.

A falta ou o excesso de nutrientes acarretam alterações no metabolismo das plantas, tornando-as mais vulneráveis a determinadas doenças. O livro traz justamente a proposta de equilíbrio de nutrientes minerais. “Quando um nutriente é essencial a uma espécie de planta, ele deve ser fornecido em quantidade e em equilíbrio com outros nutrientes também essenciais, pois a deficiência pode acarretar maior gravidade de determinadas doenças”, explica Aires.

“Os nutrientes minerais estão entre os fatores que se relacionam diretamente à produtividade das plantas, acompanhados da água e da luz. Por isso, a indicação de nutrientes para tipos específicos de plantas, a dosagem e o período de aplicação são elementos fundamentais para elevar a produtividade”, explica o professor Laércio Zambolim.

Ele também diz que um determinado nutriente pode atuar de maneira diferente conforme o tipo de doença. “Um mineral pode reduzir a severidade de uma doença causada por um determinado fungo em uma planta, ou aumentá-la. Não há uma regra universal de aplicação de nutrientes, depende da planta e do tipo de doença. Por isso, o livro buscou tratar dessas especificidades”, disse Zambolim.

A obra é destinada principalmente a engenheiros agrônomos, extensionistas, pesquisadores e estudantes das áreas de Ciências Agrárias e atualiza informações já publicadas desde 1993 pelos autores. “Diante da grande demanda por esse tipo de informação, optamos pela publicação do livro com informações mais atualizadas”, informou José Aires.

Capítulos

O livro “Efeitos da nutrição mineral no controle de doenças de plantas” é composto por 13 capítulos, a saber:

Capítulo 1: Importância e função dos nutrientes no crescimento e desenvolvimento de plantas.
Capítulo 2: Mecanismos gerais de atuação dos nutrientes sobre a severidade de doenças de plantas.
Capítulo 3: Efeito do nitrogênio na interação com doenças de plantas.
Capítulo 4: Mecanismos de ação do fósforo na severidade de doenças de plantas.
Capítulo 5: Mecanismos de ação do potássio na interação com doenças de plantas.
Capítulo 6: Mecanismos de ação do cálcio na interação com doenças de plantas.
Capítulo 7: Mecanismos de ação do enxofre na interação com doenças de plantas.
Capítulo 8: Mecanismos de ação do magnésio na interação com doenças de plantas.
Capítulo 9: Mecanismos de ação de micronutrientes na interação com doenças de plantas.
Capítulo 10: Elementos benéficos envolvidos na indução da resistência de plantas a doenças.
Capítulo 11: Mecanismos de ação do silício na interação na redução de doenças de plantas.
Capítulo 12: Efeito do pH sobre doenças de plantas.
Capítulo 13: Papel dos fertilizantes na agricultura moderna.


Serviço

O livro “Efeitos da nutrição mineral no controle de doenças de plantas” é uma publicação do Departamento de Fitopatologia da UFV. É possível adquiri-lo pela livraria Universo Agrícola, acessando o link http://universoagricola.com.br/index.php/efeito-da-nutric-o-mineral-no-controle-de-doencas-de-plantas.html

A publicação também está disponível na biblioteca do Incaper para consulta. Mais informações pelo telefone (27) 3636-9847 e pelo e-mail biblioteca@incaper.es.gov.br.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário