quarta-feira, 20 de março de 2013

Produtores aprovam o novo modelo de carteirinha na Ceasa/ES


 Foto: Ascom Ceasa/ES

Reformulada há quase dois anos no entreposto das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), localizado em Cariacica, a carteira do produtor apresentou algumas melhorias como a extensão do prazo de validade e a qualidade. O novo modelo que entrou em vigor no mês de julho de 2010 é produzido em material PVC, contém a foto e a identificação do produtor.
Com importante papel, a carteira de identificação permite a autorização da comercialização dentro da Ceasa/ES durante o horário de funcionamento, das 4 às 17 horas e a emissão da folha de Romaneio, que informa as variedades e a quantidade de produtos circulados pelo mercado, bem como em quais municípios podem ser encontrados. Também, garante a reserva de um espaço aos produtores rurais que desejam efetuar as vendas de suas mercadorias na unidade.
Produtor há mais de 40 anos, Emilio Hifner, de Santa Leopoldina, conta que comercializa no entreposto desde a inauguração, em 1977, e que a carteira é essencial, pois comprova o trabalho desempenhado no campo. “Todos que são meus vizinhos e trazem seus produtos à Ceasa/ES possuem essa nova carteira. Além de não dar trabalho para fazer, ela apresenta a vantagem de ser mais firme, não rasgar facilmente, tendo assim maior durabilidade, fator importante inclusive pelo prazo de validade ser mais longo, passando de um ano para dois”, afirma, satisfeito, o produtor.

Como fazer para se cadastrar?
Para quem ainda não possui e deseja se cadastrar, basta o produtor ir ao Incaper do seu município e solicitar uma visita para avaliação e emissão do Atestado do Produtor, com o número do Incra e outras informações referentes à sua propriedade. Após obter a certidão, ele deverá ir à Gerência de Mercado da Ceasa/ES com uma cópia da identidade e do CPF, comprovante de residência e um atestado de parceria (caso o nome da propriedade não seja do solicitante). Feito o cadastro ou a atualização dos dados, a carteira sai em 15 minutos e é gratuita. O produtor com 60 anos de idade, já cadastrado na Ceasa/ES, não precisa do atestado do Incaper.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Rainã Jacobsen Maier
Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 9780-7238
comunicacao@ceasa.es.gov.br
Texto: Lorena Quirino Pelissari
Facebook: facebook.com/CeasaES
Twitter: @CeasaES
Youtube: CeasaES

Nenhum comentário:

Postar um comentário