sexta-feira, 22 de março de 2013

Incaper celebra o Dia Mundial da Meteorologia



22/03/2013 - 16h48min


Arquivo / DCM Incaper
Os dados captados pelas estações meteorológicas são fundamentais para que seja feita a previsão do tempo.
Monitorar o tempo para proteger a vida e a propriedade. O tema do Dia Mundial da Meteorologia está alinhado aos trabalhos da equipe do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Este ano, o dia 23 de março celebra também os 50 anos da vigilância meteorológica mundial.

“É possível prever muitos dos fenômenos associados às condições meteorológicas, tais como chuva, granizo e seca e, assim, evitar prejuízos maiores, como a perda de vidas humanas”, disse Hugo Ramos, meteorologista do Incaper, citando como exemplo as fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória no início dessa semana.

As informações levantadas pela equipe de meteorologia do Incaper são fundamentais para a atuação de diversas instituições, como as Defesas Civis Estadual e Municipais. “Se não tivesse planejamento com base na vigilância meteorológica, as perdas econômicas, sociais e ambientais seriam bem maiores”, complementou Bruce Pontes, também meteorologista do Incaper.

A Meteorologia do Incaper

Em 2005, o Incaper lançou o Sistema de Informações Agrometeorológicas. Inicialmente um projeto de pesquisa, bancado por agentes financiadores, que gerava boletins agrometeorológicos a fim de atender às necessidades dos agricultores de base familiar. Em 2008, com o apoio de diversas entidades e instituições de pesquisa, o Governo do Estado lançou o sistema de previsão do tempo.

A equipe, que até então trabalhava em Linhares, foi transferida para Vitória. A partir de 2009, o Incaper passou a ser fonte oficial da previsão do tempo de uma importante rede de comunicação. Com isso, as informações levantadas pelo Instituto passaram a ser exibidas para todo o Espírito Santo, uma prestação de serviço bastante significativa para a população capixaba. Atualmente, diversos veículos de comunicação buscam no Incaper as informações precisas sobre a previsão do tempo em todo o território capixaba.

“Ser provedor destas informações é um voto de confiança que os capixabas dão ao Incaper. Fomos ganhando força, expressão e recursos. A meteorologia do Incaper mostrou a importância de seu serviço a todo o Estado. Até que, com a realização de um concurso público, contratamos dois meteorologistas. O Governo entendeu a importância deste serviço e resolveu assumi-lo”, disse José Geraldo Ferreira da Silva, coordenador da equipe de Meteorologia do Incaper.

Hoje, o Espírito Santo conta com uma rede bastante adensada, que conta com 30 estações meteorológicas e 55 pluviômetros, operacionalizados com instituições parceiras. Novos equipamentos devem ser instalados ainda este ano, aumentando a qualidade do serviço e a precisão das informações.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário