terça-feira, 26 de março de 2013

Agricultores de Linhares discutem a inserção de seus produtos na alimentação escolar



26/03/2013 - 14h58min


Incaper
Bolinho de peixe pode ser incluído na alimentação escolar em Linhares
A Política Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em debate em Linhares. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Prefeitura Municipal de Linhares, agricultores, pescadores, e comunidade escolar (estudantes, pais e professores) se encontraram com o propósito de divulgar e fortalecer a implantação do Pnae no município.

Verduras, frutas, legumes e outros produtos cultivados por agricultores de base familiar do município foram apresentados. A Associação dos Produtores do Assentamento Rio
Quartel (Aparq) e Associação dos Produtores Rurais do Córrego Farias (Aprucof) estão envolvidas neste trabalho. Destaque também para o pescado. Bolinho de peixe, massa de peixe e filé de pescadinha, e filé de tilápia, produzidos pela Associação de Pescadores de Regência (Asper) e pela Associação de Piscicultores do Guaxe (Apigua), devem fazer parte da alimentação dos estudantes de Linhares.

“Este evento é importante para sensibilizar a municipalidade sobre a importância deste programa, principalmente no que se refere ao fortalecimento das associações de base familiar que existem no município. Outro ponto importante é que os estudantes terão no cardápio alimentos saudáveis, frescos e de alto valor nutricional, obtidos diretamente da produção agrícola familiar do município”, disse Glaucia de Souza, zootecnista do Incaper.

Além dos esclarecimentos sobre o Pnae, houve o relato de experiências de várias associações de produtores. A Prefeitura de Linhares se comprometeu a melhorar as condições do galpão onde são armazenados os alimentos distribuídos nas escolas. E os produtores rurais de base familiar pretendem se organizar melhor para participar da próxima chamada pública. A ideia é diminuir a compra de produtos de fora e dar prioridade aos alimentos produzidos nas propriedades rurais do município. No encerramento, todos puderam degustar os produtos da agricultura familiar e pescadores artesanais do município.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário