terça-feira, 26 de março de 2013

Hospital Municipal de Cobilândia, Vila Velha oferece vasectomia



Texto: Karoline Moreira / Foto: Semcom

Hospital da Mulher faz Vasectomia - Imagem: SEMCOM
Os homens que decidirem por não ter mais filhos em Vila Velha têm disponível no município um programa de esterilização masculina. Para realizar o procedimento, o homem deve ter mais de 25 anos e possuir pelo menos dois filhos. A cirurgia de esterilização masculina (popularmente conhecida por vasectomia) é um método definitivo e rápido, pois dura aproximadamente 40 minutos. O paciente é liberado em seguida, necessitando apenas 48 horas de repouso em casa.
Uma média de 15 cirurgias é realizada por mês em Vila Velha, conforme explicou o médico urologista Carlos Henrique Segall, que realiza as cirurgias no Hospital Municipal de Cobilândia. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde de Vila Velha. Na maioria dos casos, o casal que faz acompanhamento pré-natal nessas unidades é esclarecido sobre os métodos contraceptivos disponíveis e quando há interesse pela esterilização masculina o homem é encaminhado para a operação.
“A cirurgia não interfere na potência nem no desejo sexual do paciente. Também não engorda. O pós-operatório é simples e o paciente deve tomar analgésicos e anti-inflamatórios por três dias, além de optar por uma roupa intima mais justa”, disse o Dr. Carlos. “É importante lembrar que o paciente pode permanecer fértil por algum tempo, aproximadamente 30 dias ou nas próximas 20 ejaculações. Dessa forma, um mês após a cirurgia deve ser realizado um novo espermograma para confirmar a esterilização do paciente”, completou o médico.
Encaminhamento é pela unidade básica
Os casais que têm interesse em evitar futuras gestações podem procurar as Unidades de Saúde e, junto com os médicos, definir qual o método é mais adequado para a sua situação. A vasectomia é uma escolha definitiva e o homem tem que estar de acordo com cirurgia, pois a reversão não garante a volta da fertilidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário