quinta-feira, 28 de março de 2013

Produtores de Venda Nova do Imigrante participam de oficina de preparação de caldas alternativas para o controle de pragas e doenças



27/03/2013 - 16h37min


Incaper/Venda Nova do Imigrante

Cerca de 20 produtores vinculados à Associação da Feira Livre da Agricultura Familiar, de Venda Nova do Imigrante, participaram de uma Oficina de preparação de caldas alternativas para o controle de pragas e doenças na olericultura. A atividade, realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão (Incaper), foi ministrada pelo pesquisador Jacimar Luis de Souza, que possui diversos trabalhos reconhecidos na área de agricultura orgânica, no último dia 12.

Essa ação faz parte de um projeto de capacitação planejado em conjunto com a associação dos feirantes. “A oficina com os agricultores é uma etapa inicial que está trabalhando alternativas de controle de pragas e doenças com o intuito de minimizar ou substituir o uso de agrotóxicos”, afirmou a extensionista do Incaper e coordenadora da atividade, Aline Marchiori Crespo.

Ela também disse que a motivação para a realização da oficina foi devido ao interesse dos consumidores da feira em adquirir alimentos que contenham a menor quantidade possível de agrotóxicos no seu cultivo. “Muitos alimentos da feira são consumidos in-natura, como é o caso das verduras folhosas. Qualquer contaminação atinge diretamente à saúde da população, bem como a do produtor rural”, disse Aline.

Na avaliação da extensionista, a oficina foi de grande valia para os produtores que lá estiveram, pois atuarão como multiplicadores das técnicas aprendidas. “Essas pequenas ações estão sendo realizadas pelo Incaper visando à transição agroecológica dos produtores interessados nessa linha de produção”, falou a extensionista Aline.

Caldas Alternativas

Os agricultores aprenderam, na prática, receitas para preparar as caldas bordalesa e sulfocálcica. A primeira é um eficiente fungicida contra várias doenças que aparecem na horta e resulta da mistura de sulfato de cobre com cal virgem. Já a segunda, possui ação inseticida contra insetos sugadores, como ácaros, tripes, cochonilhas, etc. Tem efeito fungicida, atuando de forma curativa, principalmente contra oídios e ferrugens e é preparada a partir de cal virgem e enxofre em pó. Ambas, além das propriedades citadas, também fornecem para as plantas nutrientes, como cobre, enxofre e cálcio.



Caldas sulfocálcica e bordalesa: alternativas ao controle de doenças em plantas.


Outras técnicas de cultivo orgânico para o controle de pragas e doenças foram transmitidas aos agricultores, como a utilização do controle biológico para lagartas, traças, brocas, tripes, cupins e formigas e a mistura de óleo vegetal com detergente neutro para o controle principalmente de cochonilhas, mas também de ácaros, gorgulhos, formigas, pulgões, tripes e pequenas lagartas.

Próximas atividades

A próxima atividade será realizada no dia 09 de abril, quando será abordado o tema Formulação de Composto de Baixo Custo, com o pesquisador do Incaper, João Batista Silva Araujo do Incaper.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário