sexta-feira, 22 de março de 2013

Ações de combate à tuberculose contam com reforço EM CACHOEIRO





O Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu é referência para o tratamento de pacientes com a doença


A prevenção, o diagnóstico e o combate à tuberculose – doença infectocontagiosa grave e que pode levar à morte – ganham reforço em Cachoeiro de Itapemirim, com as ações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
O próximo domingo (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. E durante o mês de março a coordenação municipal do programa de atendimento especializado aos pacientes com a doença realiza atividades de treinamento permanente das equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF).
O objetivo é reforçar a capacitação de todos os profissionais de saúde das unidades na busca ativa aos sintomáticos respiratórios, e assim, identificar os pacientes com suspeita de tuberculose e solicitar exames para diagnostico: baciloscopia e raio-x de tórax.
Essas ações vão continuar durante o mês de abril voltadas para todos os profissionais da Rede de Atenção Básica no município de Cachoeiro.
“Esse treinamento é de extrema importância, principalmente porque os sintomas da tuberculose são parecidos com os de outras doenças. Não só os médicos, mas toda a equipe de saúde da rede municipal está preparada para identificar pacientes com a doença. A busca ativa é também prevenção. Quem apresentar os sintomas deve procurar o serviço médico imediatamente”, explica o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.
Na próxima segunda-feira (25), das 7h às 12h, no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, localizado no bairro Guandu, serão realizadas busca ativa de sintomáticos respiratórios, palestras e solicitação de exames para os pacientes com suspeita da doença. Os atendimentos especiais aos pacientes com sintomas de tuberculose prosseguem até o dia 5 de abril também nas unidades básicas de Saúde da Família.
“Essas ações são realizadas durante todo o ano na rede municipal, mas nessa época, por conta do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, há uma ênfase maior para que as pessoas fiquem atentas ao combate desse mal”, completa a gerente de Programas de Saúde de Cachoeiro, Horminda Gonçalves.
Saiba quais são os sintomas da tuberculose
A tuberculose é uma doença infecto contagiosa grave, que acomete principalmente os pulmões (tuberculose pulmonar) e outros órgãos do organismo (tuberculose extrapulmonar), como rins, ossos e olhos.
A transmissão é direta, através do ar, de pessoa para pessoa, quando um doente sem tratamento elimina gotículas da boca e do nariz para o meio externo ao falar, tossir ou espirrar.Os que mais adoecem são aqueles que possuem alimentação e condições de vida precárias, portadores de diabetes mellitus, HIV positivos, usuários de qualquer tipo de droga.
 “Esses fatores, além da procura tardia por tratamento, podem levar o paciente com tuberculose à morte”, avalia Horminda Gonçalves.  Os principais sintomas são: tosse por mais de três semanas (às vezes acompanhada de sangue), emagrecimento, perda de apetite, febre baixa à tarde, sudorese noturna, cansaço.
A tuberculose tem cura. A rede pública municipal, em parceria com o governo federal, disponibiliza tratamento gratuito e eficiente, com duração de seis meses. E quanto mais precocemente a tuberculose for diagnosticada e tratada, melhores os resultados e as chances de cura, pois com 15 dias de cuidados médicos, o paciente não elimina bacilos e não contamina outras pessoas. Mas é imprescindível que o tratamento não seja interrompido.
O paciente que apresentar sintomas da doença deve ir à unidade de saúde mais próxima do bairro onde reside. Lá, será atendido e encaminhado à referência do Programa de Tuberculose, que é o Centro Municipal de Saúde, onde é realizado o tratamento.
Busca ativa de sintomáticos respiratórios, palestras, solicitação de exames para pacientes suspeitos de tuberculose:
Segunda-feira (25)
Das 7h às 12h
- Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, bairro Guandu
Até 5 de abril
- Unidades básicas de Saúde da Família 


------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_CentroMunicipalSaúde.jpgDivulgação_PMCI_CentroMunicipalSaúde.jpg
1684K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário