segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Viana realiza ação durante ‘Outubro Rosa’


Texto: Andressa Rocon / Foto: Divulgação
30/09/2013 - 14:40 h

Prevenir é a arma principal para se evitar doenças. Com esse objetivo, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Viana aderiram à Campanha mundial ‘Outubro Rosa’. Nesta terça-feira (1º) já acontece ação na Unidade de Saúde de Primavera, a partir das 7h30, com palestra sobre a prevenção ao câncer de mama. A programação vai até às 13 horas.  

A ação tem a finalidade de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero por aumentar significativamente as chances de cura. Durante todo o mês de outubro várias atividades serão realizadas nas unidades de saúde do município.

Os focos principais da campanha deste ano são: mulheres que realizaram a última mamografia há mais de dois anos; mulheres com idade acima de 60 anos; pacientes especiais, com deficiências físicas, visuais e mentais; mulheres com histórico de câncer na família; mulheres acamadas e gestantes (em especial para exames citopatológicos).
Já no próximo dia 10, na Unidade de Saúde de Ipanema, das 8h às 12 horas, haverá orientações e teste rápido de DSTs, exame citopatológico - colo de útero, solicitação de requisição de mamografia, medição da pressão arterial, avaliação do cartão de vacina, consulta médica com ênfase na saúde da mulher, além de hiperdia com aferimento de pressão e glicose, medição de cintura, peso e consultas de homens e mulheres em geral para troca e controle de medicamentos. 

Outra ação será na Unidade de Nova Bethânia no dia 15, onde serão oferecidos exames Papanicolau, Mamografia, orientações quanto ao autoexame das mamas e solicitações de pedidos de mamografia e palestras sobre o tema.

No dia 16, na Unidade de Marcílio de Noronha haverá uma palestra pela manhã sobre DSTs e realização de testes rápidos para HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis. Segundo a equipe do programa Saúde da Mulher de Viana, todas as unidades do município estarão participando da Campanha durante todo o mês de outubro.

Outubro Rosa 

A “Campanha Outubro Rosa” é comemorada em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações referentes ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção ao câncer de mama.

O movimento, que dura o mês inteiro, busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em prol de uma nobre causa. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma importante papel, tornando-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Confira a programação de Viana:

Dia 1º - Unidade de Saúde de Primavera, das 7h30 às 13 horas
Dia 10 – Unidade de Saúde de Ipanema, das 8h às 12 horas
Dia 15 - Unidade de Nova Bethânia, das 7h às 16 horas
Dia 16 - Unidade de Marcílio de Noronha, das 7h às 16 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário