sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Itapemirim faz reunião para instituir Comitê Municipal de Combate à Dengue


Foi realizada, na manha desta quinta-feira (26), uma reunião para a instituição do Comitê Municipal de Combate à Dengue, no auditório da Cooperativa Agrícola dos Fornecedores de Cana de Itapemirim, com o objetivo de traçar os meios de controle da dengue para o ano de 2014.
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, em especial devido às condições climáticas do nosso país. Em Itapemirim, a expansão do Aedes Aegypti é notável. Em 2012 foram 11 óbitos confirmados e em 2013 já são 22. Segundo a enfermeira Juliana Delfine, a situação é muito preocupante e a ajuda de todos é de extrema importância.
“Neste ano, já foram contabilizados 400 casos em Itapemirim. O Comitê Municipal de Combate à Dengue tem o objetivo de sensibilizar a população a combater o mosquito. É muito importante todos ajudarem. Será um trabalho em parceria. Temos que mobilizar a população para o risco da dengue no município, pois muita gente não tem noção da quantidade de casos”, afirma.
A enfermeira explica o que deve ter causado o aumento de casos no município. “O aumento deve-se, principalmente, pelo fato de em 2013 ter entrado a dengue tipo 4 e Itapemirim não estava preparado para esse sorotipo grave. Outro motivo pode ter sido a falta de fiscalização em alguns terrenos ou qualquer outra área com água parada. Infelizmente, os agentes não conseguem atuar em todos os locais, mas vamos conseguir solucionar esse problema assim que um membro da secretaria municipal da Defesa Social fizer parte do Comitê”, comenta.
O Comitê será formado por servidores das diversas secretarias municipais, por prestadores de serviços e pela população em geral. Terá um presidente, um secretário e cada órgão/ instituição enviará um membro efetivo e um suplente. Sua formação será firmada em Lei Municipal.
“Se todos trabalharmos juntos em prol de um único objetivo, que é combater a dengue, vamos diminuir muito os casos. Então, todas as secretarias são muito importantes. Nós também contamos com a ajuda da associação de moradores para falar com a comunidade. Não tem como trabalhar sem a participação de todos”, explica Juliana.
A próxima reunião está marcada para o dia 29 de outubro, para a escolha do presidente, do secretário e dos membros do Comitê Municipal de Combate à Dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário