40 alunos fazem passeio cultural em Santa Teresa
Cerca de 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Prof. Maria Istela Modenesi, localizada no bairro das Laranjeiras, visitaram no último dia 19, o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, no município de Santa Teresa.
O objetivo da viagem foi proporcionar um contato com a natureza, com a arquitetura artística e, principalmente, realizar uma troca cultural que estimule novas experiências.
Antes do passeio cultural, os estudantes participaram de debates em sala de aula, nos quais foram abordados assuntos como os patrimônios históricos do Estado, sustentabilidade e meio ambiente.
Os alunos viajaram acompanhados do professor de história, Fábio Batista. Para ele esta iniciativa de levantar dados históricos é, também, abrir possibilidades para a realização de análises, desenvolvimento da argumentação e da posição crítica diante da temática proposta. “Tudo isso veio viabilizar condições essenciais para que a leitura, escrita e interpretação, hábitos constantes para a formação de cidadãos críticos, conscientes e competentes para as mais variadas situações”. disse o professor.
Além das aulas de arte, história e português, a disciplina de geografia foi uma forte aliada no ensino, pois contribuiu para a interdisciplinaridade e, ainda, oportunizou ideias que promovam um paralelo em relação à tecnologia e o meio ambiente.
No museu, os alunos conheceram o centro histórico e a história do professor Mello Leitão e seus estudos relacionados à fauna e à flora capixaba. Lá, os jovens fizeram anotações e apreciaram espécies animais empalhadas e os estudos deixados pelo professor.
“Os monitores foram importantes para a compreensão da atividade dentro do museu, uma vez que se empenharam em explicar todas as espécies, a preservação da fauna e flora o que tornou a visita ainda mais rica e gratificante para eles”, lembra Fábio.
O aluno Diego Antero, do 9ª ano, contou que a parte mais interessante do passeio foi conhecer um pouco mais sobre os animais empalhados. Ele disse que as aulas de ciências e geografia ficaram fáceis de serem compreendidas.
Segundo a professora de geografia Kely Cristina Rissari e a pedagoga Doralice Leite Rocha, devido à degradação do meio ambiente, faz-se necessário trabalhar com a educação ambiental no âmbito escolar. Para a pedagoga Fabrícia Teixeira, a visita proporcionou o contato direto com a natureza, o que foi de fato importante para o enriquecimento curricular. Além disso, deu a oportunidade aos alunos de conhecerem a diversidade cultural e ambiental.
O objetivo da viagem foi proporcionar um contato com a natureza, com a arquitetura artística e, principalmente, realizar uma troca cultural que estimule novas experiências.
Antes do passeio cultural, os estudantes participaram de debates em sala de aula, nos quais foram abordados assuntos como os patrimônios históricos do Estado, sustentabilidade e meio ambiente.
Os alunos viajaram acompanhados do professor de história, Fábio Batista. Para ele esta iniciativa de levantar dados históricos é, também, abrir possibilidades para a realização de análises, desenvolvimento da argumentação e da posição crítica diante da temática proposta. “Tudo isso veio viabilizar condições essenciais para que a leitura, escrita e interpretação, hábitos constantes para a formação de cidadãos críticos, conscientes e competentes para as mais variadas situações”. disse o professor.
Além das aulas de arte, história e português, a disciplina de geografia foi uma forte aliada no ensino, pois contribuiu para a interdisciplinaridade e, ainda, oportunizou ideias que promovam um paralelo em relação à tecnologia e o meio ambiente.
No museu, os alunos conheceram o centro histórico e a história do professor Mello Leitão e seus estudos relacionados à fauna e à flora capixaba. Lá, os jovens fizeram anotações e apreciaram espécies animais empalhadas e os estudos deixados pelo professor.
“Os monitores foram importantes para a compreensão da atividade dentro do museu, uma vez que se empenharam em explicar todas as espécies, a preservação da fauna e flora o que tornou a visita ainda mais rica e gratificante para eles”, lembra Fábio.
O aluno Diego Antero, do 9ª ano, contou que a parte mais interessante do passeio foi conhecer um pouco mais sobre os animais empalhados. Ele disse que as aulas de ciências e geografia ficaram fáceis de serem compreendidas.
Segundo a professora de geografia Kely Cristina Rissari e a pedagoga Doralice Leite Rocha, devido à degradação do meio ambiente, faz-se necessário trabalhar com a educação ambiental no âmbito escolar. Para a pedagoga Fabrícia Teixeira, a visita proporcionou o contato direto com a natureza, o que foi de fato importante para o enriquecimento curricular. Além disso, deu a oportunidade aos alunos de conhecerem a diversidade cultural e ambiental.
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