sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sesa tem dois trabalhos selecionados na Expoviges - SERRA


Mais de 300 participantes se inscreveram na Expoviges
Simone Delevedove
Neste mês de setembro, a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), por meio da Vigilância em Saúde e Atenção Primaria à Saúde e pela Vigilância Epidemiológica, participou da  2ª Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde (Expoviges), realizada em Guarapari.
DivulgaçãoA Serra foi selecionada em dois trabalhos
Os trabalhos inscritos passaram por uma pré-apresentação onde foram selecionados os  de maior pontuação para apresentação oral ou por banner. Dois trabalhos da Serra foram escolhidos, um em cada modalidade.
Um dos vencedores entre os dez trabalhos de melhor contribuição para a saúde pública capixaba foi o inscrito na categoria “Integração das ações de Vigilância em saúde e atenção primária à Saúde”, com trabalho apresentado oralmente.
A autora do trabalho, Referência Técnica de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Cristina, contribuiu com a articulação entre as Secretarias de Saúde da Serra e Secretarias de Estado da Justiça e Saúde. O que resultou na implantação da sala de vacina e expressivo percentual de imunização dos detentos.
Ana afirma que “ a vacinação tem papel fundamental na saúde pública, tendo em vista a prevenção de doenças imunopreveníveis e que a ressocialização dos detentos é indissociável das condições de saúde nas prisões.” 
DivulgaçãoDez trabalhos foram selecionados
Além dessa premiação a Serra também foi selecionada na exposição de banner. O trabalho selecionado foi elaborado pelo pediatra na rede municipal, Dr Alexandre Pinheiro, que expôs sobre a “Importância dos agentes de saúde pública da vigilância epidemiológica no processo de melhoria das notificações de dengue”.
O trabalho tem por objetivo relatar a importância dos Agentes de saúde Pública nos Prontos Atendimentos do Município para diminuir a subnotificação e melhorar a qualidade das notificações de dengue no município.
Expoviges
Com o objetivo de promover a troca de experiências, a Expoviges selecionou 30 inscrições em 10 categorias diferentes agrupadas em três modalidades distintas. Cada uma delas voltada para experiências bem-sucedidas no âmbito municipal, estadual e na área acadêmica.
O projeto da Vacinação no presídios se concretizou em 2011 com parecer favorável emitido pela Vigilância Sanitária Estadual.
As dez categorias selecionadas são dos município de Anchieta, Colatina, Serra, Vila Velha, Marechal Floriano, Hospital da Polícia Militar (HPM), Faculdade Católica Salesiana, Laboratório central e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário