sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Programa social da Ceasa beneficia 15 mil pessoas

 

Foto: Romero Mendonça/Secom-ES
Aproximadamente 15 mil pessoas são beneficiadas por alimentos que não foram comercializados – mas estão próprios para o consumo – doados por aqueles que diariamente comercializam seus produtos nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), entreposto de Cariacica. Cerca de 3,7 mil famílias recebem as doações por meio do Programa “Mesa Brasil Sesc-ES/Banco Ceasa-ES de Alimentos”. E, nesta quarta-feira , 300 pessoas participaram da apresentação das entidades cadastradas neste programa.
O encontro contou com a participação também do governador Renato Casagrande, do secretário da Agricultura, Enio Bergoli, do presidente da Ceasa, José Paulo Viçosi, representantes do Sesc/ES, que é parceiro no programa, e das entidades beneficiadas. Todos conheceram também o armazém onde é feita a seleção e armazenamento dos alimentos arrecadados antes de serem entregues às famílias.

 Fotos: Romero Mendonça/Secom-ES
“Uma das nossas prioridades nesta gestão é fazer sempre mais de quem mais precisa, é cuidar das pessoas e, por isso, é tão importante valorizarmos e apoiarmos este trabalho. Temos um Conselho de Segurança Alimentar atuante, políticas sociais cada vez mais eficazes, estamos aperfeiçoando nosso sistema de Bolsas, formação profissional, ou seja, são diversas ações voltadas ao bem estar comum, de um Governo que vai ao encontro das famílias carentes, ao encontro de quem precisa realmente dos cuidados do Estado.”, afirmou o governador.
“A segurança alimentar é mais uma preocupação incluída na agenda do Governo do Estado e essa nova fase da parceria entre o Mesa Brasil e o Banco Ceasa/ES de Alimentos veio agregar a prática de uma alimentação segura para quem necessita. São 95 mil quilos de alimentos distribuídos mensalmente para 3,7 mil famílias e 15 mil pessoas. Uma parte da arrecadação vem do mercado da Ceasa/ES, a outra do interior e também de empresas que doam e, por isso, é importante avançarmos para conseguir amenizar mais o desperdício de alimentos”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli .
De acordo com o diretor-presidente da Ceasa/ES, José Paulo Viçosi, a equipe tem uma metodologia de visita e acompanhamento de todas as entidades que recebem os alimentos. “Dessa maneira queremos conduzir e oferecer o melhor, proporcionando qualidade e principalmente o combate à fome. Selecionamos com carinho e estamos trabalhando para fazer mais”, disse.
 Foto: Romero Mendonça/Secom-ES

Segundo a coordenadora de projetos sociais do Sesc/ES, Nurse Antônia de Freitas Vieira, o programa faz ações educativas e atende a um grande percentual de pessoas. Com a parceria o intuito é permitir um atendimento maior de entidades sociais. “Para isso, precisamos de apoio para melhorar o programa e a sua infraestrutura, e isso envolve, por exemplo, mais carros para a realização de visitas as entidades e uma câmara maior para conservar os alimentos”.
“O programa é importante principalmente para as famílias que necessitam e quando recebem as doações, recebem com alegria e festa. Em nome de todas as entidades quero agradecer a equipe do Mesa Brasil e Ceasa pela atenção e o carinho que recebemos e pedimos às autoridades aqui presentes que continuem ajudando. Muitas famílias ainda precisam ser atendidas”, lembra a representante das entidades, Zilmaria Vicente Santos de Azevedo.
Foto: Romero Mendonça/Secom-ES Foto: Assessoria Sesc/ES

O programa
Em janeiro deste ano, a Ceasa/ES e o Sesc/ES assinaram um convênio para intensificar as ações contra a fome e o desperdício de alimentos. A parceria unificou os Programas “Mesa Brasil Sesc/ES” e “Ceasa Sem Desperdício”, que passaram a atuar por meio do “Mesa Brasil Sesc-ES/Banco Ceasa-ES de Alimentos”.
O objetivo da união é padronizar o cadastramento das entidades beneficiadas com as doações, por meio da distribuição dos alimentos que não foram comercializados, mas estão próprios para o consumo. Esses alimentos são doados por produtores, comerciantes e atacadistas que atuam no entreposto, nas unidades regionais e em outros municípios.
Foto: Romero Mendonça/Secom-ES
As doações são levadas para o galpão do Programa, em Cariacica, e encaminhadas às instituições cadastradas. São aproximadamente 120 entidades beneficiadas e, de fevereiro a agosto foram arrecadados 594.401,076 quilos e distribuídos 597.613,456 quilos no mesmo período.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Rainã Jacobsen Maier
Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 8849-5626
comunicacao@ceasa.es.gov.br
Facebook: facebook.com/CeasaES
Twitter: @CeasaES Youtube: CeasaES

Nenhum comentário:

Postar um comentário