sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ministério Público do Trabalho promove palestra sobre a Erradicação do Trabalho Infantil - VIANA


Texto: Claudete Rodrigues / Foto: Siumara Gonçalves
27/09/2013 - 16:31 h

“Quero agradecer ao Ministério Público do Trabalho (MPT) por esse trabalho que é realizado em várias cidades e agora chega ao nosso município. Estamos iniciando um governo com muitos desafios e um deles é a questão da exploração do trabalho infantil. Já temos projetos previstos para a construção de uma Casa de Passagem no município, por exemplo, para trabalhar esta questão”, declarou o prefeito Gilson Daniel na palestra sobre a Erradicação do Trabalho Infantil que o Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta sexta-feira (27), no Teatro Municipal Luiz Rodrigues de Siqueira, em Viana Sede.
Gilson Daniel solicitou que toda a equipe educacional ajude a acabar com a exploração da mão de obra infantil. “Peço o apoio de vocês, para juntos desempenharmos um excelente trabalho nas escolas do município”, enfatiza.
Segundo a técnica da Secretaria de Educação, Diuzelena Maioli, o MPT nas Escolas é um projeto que ocorre em todo o território nacional. “Nosso município foi beneficiado. É fundamental a equipe escolar estar informada sobre esse tema para saber como contribuir para a eliminação da exploração do trabalho infantil”, reforça.
De acordo com o coordenador regional do Coordinfância, Marcos Mauro Rodrigues asosdois.jpgBuzato, essa é a primeira fase do curso de capacitação para os coordenadores, professores, pedagogos e diretores escolares. “A ideia do MPT nas Escolas é a multiplicação do saber. O objetivo é fazer com que essas pessoas levem o conhecimento adquirido para as suas unidades, que passem o que aprenderam para todo o grupo e depois para as salas de aula. O foco é que o professor trate o assunto com os estudantes de maneira lúdica, com a realização de teatro, música, desenho, poesia, depende da criatividade de cada educador”, explica.
Marcos Mauro Buzato ressaltou que o trabalho em sala de aula possibilita a ruptura que envolve os mitos do trabalho infantil. “É primordial essa aproximação dos órgãos públicos com as escolas”, esclarece.
abertulani.jpgO coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), Alex Sandro Bertulani, comentou que é essencial essa parceria do Ministério Público do Trabalho com as unidades de ensino. “É bom para a sociedade desmistificar a atuação do MPT e mostrar que o corpo docente não está só. O aprendizado é muito enriquecedor e interessante para o desempenho do nosso policiamento, que é escolar. Lidamos diretamente com esse público, pois o PROERD ocorre em todas as escolas particulares, estaduais e municipais de Viana e Cariacica”, finaliza.
A psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), adiuzelenaetaise.jpgTaise Ferraz Laureano, mencionou que a unidade atua exatamente com os direitos violados das crianças e dos adolescentes. “As crianças que se enquadram nesse perfil, são atendidas no CREAS. Esse treinamento agrega conhecimento, pois é importantíssimo sabermos a forma de abordar as famílias. Pretendemos realizar uma reunião interna e passar para os funcionários o que aprendemos”, conclui.
A diretora da EMEF Adamastor Furtado, em Universal, Marilena Pádua Lube, contou que pretende fazer um estudo na escola para falar sobre o tema. “Esse conhecimento será ampliado para os pais, os alunos e as pessoas que trabalham conosco”, completa.
Para a diretora da EMEF Dorival Brandão, em Bom Pastor, Regina Pádua Kampke, os educadores devem ser multiplicadores. “Trataremos esse assunto com os estudantes. Iremos fazer capacitações para todos que atuam na unidade”, complementa.
O encontro contou com a participação da Polícia Militar, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e gestores escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário