segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Prefeitura de Vitória autua 93 táxis clandestinos em 23 ações de fiscalização


André Luiz Silva Sobral
Abordagem a Taxistas no Aeroporto
Agentes da Guarda Municipal ajudam na autuação de táxis clandestinos que atuam na capital
De abril a setembro deste ano, fiscais da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) realizaram 23 blitzes nos mais movimentados pontos de táxi de Vitória: aeroporto, Shopping Vitória, rodoviária, além de Praia do Canto (hotéis e bares do Triângulo das Bermudas) e Jardim da Penha (Rua da Lama).
Segundo o subsecretário de Transportes, José Eduardo de Souza, 93 táxis de outros municípios foram autuados por transporte irregular, a maioria deles com placas de Cariacica, Serra e Viana. Entre 93 autuados, três eram táxis de Vitória atuando fora dos pontos para os quais possuem permissão. A fiscalização é realizada em parceria com a nova Guarda 24 Horas e policiais civis e militares. No aeroporto, fiscais da Infraero acompanham as operações.
Em cada blitz, também são verificados os documentos dos condutores e dos veículos, o que resulta, na maioria das vezes, em várias autuações. "Nas operações, flagramos motoristas com habilitação e documento do carro vencidos. Assim, além de multas, eles acabam tendo os carros guinchados", disse o subsecretário.

Aeroporto

Foto Divulgação
Planta baixa do aeroporto
Projeto mostra como ficará a nova sinalização do Aeroporto de Vitória
O ponto de táxi do Aeroporto de Vitória é um dos mais movimentados da capital, com 75 táxis autorizados. Em períodos de grande movimentação, o sistema municipal amplia a oferta de veículos autorizando táxis de outros pontos a atender no local.
Assim que as obras no acesso ao aeroporto foram concluídas, a Setran iniciou a sinalização no local, que está muito reforçada. A expectativa é de concluir a pintura e a instalação das placas ainda esta semana, prazo que pode se estender em função das chuvas.
"Com a nova sinalização, vai ficar mais difícil a atuação dos táxis clandestinos. Os usuários podem contribuir com a fiscalização, ligando para o Fala Vitória 156, passando dados do veículo, como placa e permissão, dia e horário", afirmou o subsecretário.

Dicas de segurança

Vitória possui 462 táxis padronizados, identificados com adesivos e a faixa "Táxi Vitória". Esses veículos são vistoriados anualmente para garantir um serviço seguro aos usuários e aos operadores do sistema.
Para garantir a qualidade do atendimento, os taxistas de Vitória fazem cursos de capacitação, como o de relações interpessoais, o de atendimento com qualidade e urbanidade e o de noções básicas de turismo com conhecimento dos principais logradouros e pontos de referência da Grande Vitória. Os cursos são anuais e obrigatórios.
Para denunciar qualquer irregularidade, o passageiro deve ligar para o Fala Vitória 156, passando dados do veículo, como placa e permissão, dia e horário. A ligação é gratuita e pode ser feita de celular ou telefone fixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário