segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Saúde está realizando plano contra a Dengue - VILA VELHA


Texto: Karoline Moreira / Foto: Semcom

Soldados no combate a dengue - Imagem: Camila Vargas
Visando a implantar ações mais eficientes para o combate a dengue no verão, estação do ano em que aumentam os casos da doença, a Secretaria de Saúde de Vila Velha está realizando reuniões com todas as áreas envolvidas no combate, prevenção e tratamento da dengue no município. Durante as reuniões, as áreas apresentam e discutem o seu papel, as dificuldades que foram enfrentadas e os pontos de melhorias que devem ser realizados para que as ações do verão 2014 tenham melhor resultado.

Nesse momento os profissionais das Vigilâncias Ambiental, Sanitária e Epidemiológica, junto com a Farmácia, Unidades de Saúde e outras áreas envolvidas, avaliam a importância de cada uma para que o plano dê certo e apresente os resultados esperados. O plano está em elaboração e algumas medidas já estão sendo realizadas e serão intensificadas no verão.

Atividades que estão sendo adotadas para a redução da transmissão:

- Disk-Dengue:
 denúncias de situações de risco potencial são recebidas por meio do telefone 3388.4171 ou pela Ouvidoria (tel. 0800 283 9059). Depois de recebida a denúncia um agente de endemia visita o local para realizar medidas preventivas em até 48 horas. Quando a denúncia trata-se de um caso confirmado de dengue essa visita é realizada em até 24 horas. Por meio dessas medidas são gerados relatórios mensais que servirão como instrumentos para planejamento das ações.

- Bloqueio de transmissão: baseia-se na aplicação de inseticida por meio da nebulização espacial a frio (conhecido como UBV). Os bloqueios são realizados sempre que a Vigilância Epidemiológica recebe uma denúncia, dessa forma conseguimos reduzir de forma oportuna a população de mosquitos ao redor do caso e impedimos que a transmissão se perpetue.

- Monitoramento de Pontos Estratégicos: atualmente o município conta com 90 pontos estratégicos cadastrados. Esses pontos são os considerados de maior risco para criação do mosquito, como os ferros velhos.

- LIRAa: é o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti. É uma técnica de trabalho prevista pelo Ministério da Saúde que nos fornece índices de maneira rápida e oportuna. Permite-nos direcionar as ações de controle para as localidades apontadas como críticas e, também, uma avaliação das atividades que estão sendo desenvolvidas, proporcionando um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais disponíveis.

- Exercito no combate à dengue:  A Prefeitura continua com a ajuda do exército que liberou um pelotão por dia (40 homens) para realizar os trabalhos de um agente de saúde, porém, de segunda a quarta-feira, das 7h30 às 16h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário