segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Unidades de saúde fazem palestras e ações educativas para Outubro Rosa - VITÓRIA


Elizabeth Nader
Equipe da Unidade de Saúde da Praia do Suá adere à Campanha Outubro Rosa
Unidades de saúde e servidoras estão preparando ações especiais para a campanha Outubro Rosa
Durante todo o mês de outubro, a cor predominante em toda a rede municipal de saúde é o rosa. É que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) aderiu ao Outubro Rosa, movimento mundial que pretende chamar a atenção da população para a detecção precoce dos vários tipos de cânceres, principalmente os que mais acometem as mulheres.
Qualquer pessoa, independente de classe social, credo ou raça, está suscetível ao câncer. Por isso, os exames de rotina são indispensáveis para todos. É com esse olhar que as unidades de saúde realizarão, durante todo o mês de outubro, várias ações, como palestras, distribuição de material informativo, café da manhã, ampliação da agenda para atendimentos ginecológicos entre outras atividades. A programação está sendo preparada.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os cânceres de mama e de colo de útero são os mais frequentes na população feminina e ambos tipos, se descobertos e tratados precocemente, têm praticamente 100% de cura.
Ainda de acordo com o Inca, as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Já o câncer de colo de útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.
A Semus orienta as pacientes a procurar a unidade de saúde mais próxima da cada delas para realizar exames de rotina.
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário