sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Formação mostra método para ensinar Astronomia a alunos com deficiência visual - VITÓRIA


Divulgação Seme
Formação Planetário
Professores especializados em deficiência visual participaram de formação no Planetário de Vitória
Na busca pela melhoria do ensino ofertado aos alunos com deficiência visual, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) vem investindo na formação continuada dos profissionais que atuam na área.
Na última quarta-feira (25), no Planetário de Vitória, estiveram reunidos 20 professores especializados em deficiência visual para debate reflexivo-crítico sobre a escolarização de alunos cegos ou com baixa visão. A formação foi realizada nos turnos matutino e vespertino.
Na formação, os professores tiveram também a oportunidade de conhecer estratégias pedagógicas que podem ser desenvolvidas com esses alunos na escola de ensino comum. Foi apresentado um projeto piloto para o ensino-aprendizagem da Astronomia, utilizando um Teatro de Sombras, a audiodescrição e a utilização de vários recursos táteis. A formação foi coordenada pela professora Rosane Tristão, especialista em deficiência visual, e pelos monitores do Planetário de Vitória.
A intenção do projeto é tornar a Astronomia uma ciência acessível a pessoas com deficiência, desmistificando o conceito de que planetários são espaços voltados apenas para pessoas sem deficiências. O objetivo central é tornar acessível o conhecimento científico para essa população de estudantes, numa perspectiva de inclusão social nos espaços públicos, pois o conhecimento é um direito de todos.
O investimento na formação docente se configura em novas possibilidades para o professor explorar sua criatividade, constituir ações pedagógicas inclusivas e favorecer a inclusão dos alunos nos currículos vividos e praticados nas unidades municipais de ensino.
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário