segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Garis alpinistas retiram 11 toneladas de encosta em Santa Martha - VITÓRIA


Leane Barros
Cidade de Vitória de fundo,homens uniformizados com equipamento de proteção segurando corda de rapel
Garis alpinistas são treinados para atuar em áreas de difícil acesso na capital
Nada menos do que 11 toneladas de resíduos foram retiradas da encosta de Santa Martha, em frente à Casa do Cidadão, durante ação realizada no último domingo (29). A atividade envolveu capina, roçagem e limpeza.
A ação envolveu 12 garis, dois caminhões basculantes e um caminhão pá carregadeira. "A região era complicada e foi necessário muito cuidado. A próxima encosta a ser limpa será a do bairro Alagoano, nesta quarta-feira (2), e a do bairro Ilha do Príncipe, no próximo sábado (5)", contou o gerente de Limpeza Urbana, Denilson Pereira.
O trabalhou contou com garis alpinistas que já participaram de curso de formação promovido pela Prefeitura em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado. Durante as aulas, os garis aprendem a usar equipamentos de segurança, como capacete e cintos e técnicas de rapel.
Os garis alpinistas são treinados pelo Corpo de Bombeiros para atuar em áreas de difícil acesso da capital. Com segurança, eles retiram o mato acumulado e recolhem garrafas plásticas, sacolas, pneus, restos de móveis, entre outros materiais. Para isso, utilizam equipamentos especiais, além de roçadeiras.

Cruzamento

O mutirão de limpeza realizado no bairro Cruzamento na última sexta-feira (27) resultou na retirada de seis toneladas de resíduos, após capina, limpeza de bueiros e roçagem. Além da limpeza, foi realizada a pintura dos meios-fios. O trabalho envolveu 30 garis, das 7h40 às 16 horas.
A última ação, realizada em agosto, havia retirado 17 toneladas das ruas da região. Os mutirões de limpeza nos bairros da parte alta de Vitória já foram realizados em Jaburu, Santa Helena, São José, Romão, Forte São João e Cruzamento. "O próximo é o bairro Jesus de Nazareth, nesta terça-feira (1°). Outros bairros altos estão na programação da Semse: Fonte Grande, Piedade e outros", afirmou o gerente de Limpezas Urbana, Denilson Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário