sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Comissão é formada para adotar medidas contra a seca que afeta Nova Venécia


A estiagem de chuva já afeta diretamente agricultores e pecuaristas de Nova Venécia. Conforme dados do Incaper, há quatro meses não chove o suficiente para resolver os problemas por falta de água na região.
No dia 14, membros da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Venécia se reuniram com representantes do Incaper, Idaf, Defesa Civil, Câmara de Vereadores, Central das Associações Rurais, Banco do Nordeste, Cooabriel e Veneza, para discutir algumas ações que serão desenvolvidas no município com o objetivo de amenizar os impactos causados pela seca.
Para isso, uma comissão foi montada para realizar estudo e em seguida emitir relatório apontando a real situação. O documento será apresentado no dia 23 de agosto.
O chefe do escritório local do Incaper, Welington Braida Marré, acha que é preciso adotar medidas de imediato. “A situação está preocupante e não temos estimativa de chuva para os próximos 15 dias. Os agricultores e pecuaristas estão sentindo esse impacto e isso começa a refletir também na cidade” relata.
A comissão acha que os produtores devem se preparar para atravessar período da seca, que é uma constante na região. “Às vezes, a situação parece estar controlada, mas a realidade é outra. Os níveis dos reservatórios de água da nossa localidade e dos rios Cricaré e do Norte estão muito abaixo do normal. Os agricultores e pecuaristas são os que mais sentem e por isso é fundamental que eles se preparem com reservatórios e outras medidas para atravessar a estiagem que acontece todo ano”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário