segunda-feira, 30 de setembro de 2013

OUTUBRO ROSA NESTA COMEÇA QUARTA-FEIRA EM COLATINA


30/09/2013 - O mês de outubro vai começar amanhã e com ele toda a expectativa dos colatinenses, em especial das mulheres, com a realização do 3º Outubro Rosa, uma mobilização internacional que busca alertar para a importância e a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, visando a redução da mortalidade da doença.
A cerimônia de lançamento oficial do evento deste ano será quarta-feira, 02, às 19 horas, na Câmara Municipal, e contará com representantes da Associação das Amigas do Bem Viver, que coordena o movimento em Colatina. Durante todo o mês, será desenvolvida uma extensa programação com palestras, atendimento especial nas unidades de saúde e caminhada.
No dia 11, às 15 horas, no auditório do Fórum, haverá uma palestra sobre “Autoestima” com Eliana Comério (atua na área de Neurolinguística). No dia 17, na Câmara, às 19 horas, terá as palestras da esteticista Gláucia Gaviorno, sobre “Autoestima”; do nutricionista Alan Costa Sarcinelli, sobre “Importância da alimentação na prevenção do câncer”; e do diretor da Rede Gazeta, que atua na área do voluntariado, Carlos Eduardo Pena, sobre “A importância da fé nos processos de cura”. No dia 26 de outubro, às 8 horas, será a “Caminhada pela vida”, com saída da Praça municipal, em direção à Praça Sol Poente.
Todo o desenvolvimento do Outubro Rosa é realizado com a participação de voluntários, que são capacitados pela Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer), entidade responsável pela coordenação no Espírito Santo. Em Colatina, o seminário de capacitação aconteceu no dia 19 deste mês, na Câmara Municipal.
Segundo a presidente da Associação Bem Viver, Ediléia Pereira, neste ano a entidade vai contar com a participação de mais de 100 voluntários. Ela disse que no dia 05 um grupo estará em Marilandia, e no dia 09, em São Roque do Canaã, fazendo campanha nas ruas. Quanto às camisas do Outubro Rosa, Ediléia falou que em breve, elas serão vendidas na Loja Évora, no centro da cidade (R$ 10).
 Unidades de Saúde
A programação de atendimento pela rede municipal já começa amanhã, na unidade de saúde do bairro Carlos Germano Naumann. E retomando, a partir de quinta-feira, dia 03, nas unidades de saúde de todo o município. Cada uma tem os seus dias e horários de atendimento específicos, conforme cronograma que a Prefeitura está divulgando por meio da Secretaria de Saúde (Semus).
A Secretaria de Saúde informou que serão disponibilizadas 4 mil mamografias, para mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos (somente para quem ainda não realizou o exame este ano), e exames preventivos de colo de útero, além de realizadas palestras.
As unidades serão enfeitadas com a cor rosa. Os prédios da Prefeitura e da Secretaria de Saúde, e também a estátua do Cristo Redentor, serão iluminados com a mesma cor. O mesmo acontecerá com o Mosteiro das Irmãs Clarissas, no Bairro São Judas Tadeu.
 Bem Viver
A Associação é uma entidade sem fins lucrativos, que visa congregar pessoas físicas e jurídicas, com a finalidade de promover atividades, visando a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer e a valorização da vida humana. Os contatos podem ser feitos para Ediléia Maria Pereira, pelo telefone 8158-4032 e o email: edileira-pereira@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário