sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ProJovem Adolescente faz apresentações culturais no Museu Solar Monjardim - VITÓRIA


Arquivo Secom
escadaria do Museu Solar Monjardim
Encontro do Projovem aconteceu no Museu Solar Monjardim
Cultura, aprendizado e interação se destacaram no encontro de cerca de 200 adolescentes do ProJovem nesta sexta-feira (27), no Museu Solar Monjardim.
A pedagoga do ProJovem Marli de Faro explicou que o grupo foi convidado para se apresentar na 7ª Primavera dos Museus. "O objetivo é fortalecer os vínculos com a comunidade e fazê-los se integrar e conhecer os espaços e bens culturais da cidade, além de trabalhar a cultura africana, tema desse ano na 7ª Primavera dos Museus".
Os adolescentes Yuri Costa, 14 , Hewellyn Souza, 13, e Karoliny Silva, 13, venceram a timidez e deram um show de dança, misturando ritmos africanos com streat dance e funk carioca. "Eu estava com vergonha, mas vim dançar mesmo assim, para animar o pessoal. E foi bom porque o Juliano Eliseu, um dos articuladores, também dançou e foi divertido", contou Yuri.
Além das apresentações de dança, os adolescentes assistiram a vídeos produzidos por jovens de outros bairros de Vitória. Os jovens do coletivo da Praia do Canto mostraram uma adaptação dos curtas "Heróis de todo o mundo", no qual eles representavam ícones nacionais da arte, da política, do esporte, entre outros. Já os adolescentes de Consolação fizeram um vídeo contando a história de Zumbi dos Palmares. Os jovens de Santo Antônio gravaram a entrevista feita com o artista plástico Irineu Ribeiro.
Outros coletivos levaram cartazes e painéis, como o de Maruípe I, com os Adinkras, símbolos de representação da história da África, cuja técnica é usada na confecção de esculturas conhecidas como papietagem.
Álvaro Trindade, 15, destacou o aprendizado com a experiência. "Aprendemos mais sobre a cultura africana e de um jeito diferente. Normalmente, vemos professores e educadores ensinando. Mas hoje tudo foi feito por nós mesmos e ficou muito bom. Aprendemos muito fazendo os trabalhos". - VITÓ

Nenhum comentário:

Postar um comentário