segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Obras de drenagem e contenção de encostas preparam a cidade para as chuvas - VITÓRIA


Marcos Salles
Obras de contenção de encosta
Obras de contenção de encosta na rua José Martins, no Romão, foram concluídas
Foto Divulgação
Rua Otílio Fernandes no Bairro Bonfim
Rua Otílio Fernandes, no Bonfim, recebeu obras de contenção de encosta
O período é de chuvas reduzidas, mas a Prefeitura de Vitória segue trabalhando para minimizar os riscos de alagamentos e deslizamentos na cidade. É exatamente nessa época do ano, quando as chuvas diminuem em relação aos demais meses, que as ações são intensificadas.
A Secretaria Municipal de Obras (Semob) monitora o ano inteiro a rede de drenagem da capital e realiza ampliações, reparos e limpeza. Obras de contenções de encostas foram concluídas, algumas estão em andamento e mais intervenções serão licitadas.
As intervenções na drenagem da cidade são apontadas pelo Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) e acontecem nas três estações de bombeamento, nas redes de macrodrenagem (galerias) e redes de microdrenagem (tubulações com diâmetro abaixo de 60 centímetros). Saiba como funcionam as estações de bombeamento de águas das chuvas em Vitória clicandoaqui.
Vitória tem 480 quilômetros de vias, a maioria com rede de drenagem. Oito gerências regionais da Semob fazem a manutenção delas, substituindo as maninhas que eventualmente rompem com o peso do tráfego de veículos.
A Prefeitura mantém um contrato de limpeza das redes de microdrenagem no valor de R$ 3,1 milhões anuais. Entre janeiro e julho de 2013, as equipes de limpeza realizaram 2.940 desobstruções nas redes. Esse trabalho é realizado pelos caminhões desentupidores que atuam pontualmente onde é identificada a obstrução das redes com diâmetro inferior a 60 centímetros.
No mesmo período, a Secretaria Municipal de Serviços (Semse) limpou 40 mil bueiros. A limpeza é realizada de 20 em 20 dias, sendo retirados mensalmente cerca de 50 toneladas de resíduos nessa ação. Dessa maneira, evitam-se problemas de alagamentos por causa de entupimento de bueiros. Mesmo assim, a Semse destaca a importância de os cidadãos não jogarem lixo no chão, pois o plástico, o papel ou qualquer outro resíduo acumula no bueiro e provoca pontos de alagamentos em épocas de chuva.
As redes de macrodrenagem (galerias) recebem a mesma atenção, afinal é para essas redes que as águas seguem após entrarem no sistema pelos bueiros. As galerias são limpas periodicamente. Em 2013, galerias inteiras foram totalmente limpas, como as existentes abaixo do leito das seguintes vias: José Farias (que recebe as águas da Leitão da Silva e as encaminha para a estação de bombeamento Doutor Antônio da Silva Pinto); e Ormando Aguiar (responsável por drenar parte dos bairros Romão, Cruzamento e Fradinhos e as galerias existentes nas avenidas Paulino Muller e Alberto Torres, que recebem as águas dos bairros Cruzamento, Romão e Forte São João).

Drenagem

Mas a administração municipal não atua só na limpeza e manutenção de galerias. A Prefeitura de Vitória segue as diretrizes do PDDU, que prevê intervenções estruturais em 29 das 98 bacias de drenagem da capital.
Obras necessárias para a drenagem da cidade já foram realizadas. Essas intervenções estruturais já aconteceram nas bacias de drenagem dos bairros Jardim Camburi, Mata da Praia, Morada de Camburi, República, Caratoíra, Jabour e Joana D'Arc. Foram ampliadas e reformadas as galerias da avenida César Hilal; da rua Jair Etiene Dessaune (1ª etapa); da rua Ormando Aguiar e da rua José Farias.
Elizabeth Nader
Obra na Rua das Palmeiras
Rua das Palmeiras, em Itararé, está recebendo obras de macrodrenagem da Grande Maruípe
Marcus Monteiro
Galeria de macrodrenagem em construção na Rua Vitor Fritoli, em Maruípe
Galeria está sendo construída na rua Vitor Fritolli, em Maruípe, para a ampliação da capacidade da bacia Cândido Portinari

Obras em andamento

Intervenções importantes continuam em andamento. Na maior bacia de drenagem da capital, a bacia Cândido Portinari, estão sendo investidos R$ 49,5 milhões, beneficiando diretamente mais de 17 bairros da Grande Maruípe, onde residem 77 mil moradores.
A obra foi planejada dividindo o sistema de drenagem da região em três etapas: Trecho 1 (vai da avenida Leitão da Silva até o Horto de Maruípe), Trecho 2 (vai do Horto de Maruipe até o bairro Fradinhos) e o reservatório de águas pluviais, com capacidade para 20 milhões de litros de águas das chuvas, obras a serem integradas à estação de bombeamento Doutor Antônio da Silva Pinto. Veja o que foi feito até hoje e as obras em andamento na maior bacia de drenagem da capital clicandoaqui.
Estão em andamento ainda obras de drenagem nas poligonais do Projeto Terra: Poligonal 1 (bairros Consolação, Itararé, Bonfim, Bairro da Penha e São Benedito); Poligonal 2 (Forte São João, Cruzamento e Romão); Poligonal 3 (Piedade, Fonte Grande, Santa Clara e Moscoso).

Obras projetadas

Tramita em Brasília (DF) uma carta-consulta para viabilizar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para projetos de drenagem nos seguintes sistemas: Praia do Canto; Inhanguetá/Estrelinha/Grande Vitória/Universitário; Bento Ferreira e Santo Antônio.
A Secretaria de Obras está iniciando a elaboração de projetos para as bacias de drenagem nos bairros Ilha de Monte Belo, Ilha de Santa Maria, Forte São João, Cruzamento, Jucutuquara, Romão e Fradinhos.

Encostas

A Secretaria de Obras já concluiu seis das 14 obras emergenciais de contenção de encostas realizadas em função de deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas em março deste ano. As oito obras em andamento ficarão prontas no início de outubro.
As obras de contenção de encostas são resultado da decisão do prefeito Luciano Rezende de priorizar as intervenções para evitar novos deslizamentos de terra, como o que ocorreu na rua Barão de Monjardim, no Centro, no dia 19 de março deste ano. O acidente aconteceu por ocasião de uma chuva de 260 milímetros em apenas 24 horas, sendo que a média histórica mensal para o mês de março é de 89 milímetros.
Todas as áreas onde acontecem as obras emergenciais estavam catalogadas no Mapeamento de Risco da cidade como de "risco médio" e, após as fortes chuvas, passaram para "risco muito alto" sem apresentar qualquer indício de perigo. No dia seguinte ao deslizamento na Barão de Monjardim, o prefeito determinou uma revisão completa do documento e decretou estado de emergência na capital. A medida possibilitou a contratação emergencial das obras.
Técnicos da Defesa Civil e geólogos do projeto Mapenco vistoriaram áreas de risco na cidade e indicaram a necessidade de realizar 14 obras emergenciais, pois os laudos apontaram Risco Muito Alto (Nível 4) de acidentes.
Outras 14 obras de contenção necessárias estão contratadas e serão iniciadas em breve. Nesses locais, não há necessidade de obras em caráter emergencial, pois os laudos não apontam risco iminente de acidentes. Veja como a Prefeitura de Vitória atua na prevenção de deslizamento e o que você pode fazer para contribuir clicando aqui.
Obras concluídas
1. Avenida Tenente Setúbal ponto 1, Bairro São Benedito
2. Avenida Tenente Setúbal ponto 2, Bairro São Benedito
3. Rua José Martins, Bairro Romão
4. Avenida Vitória, escadaria Constantino, ao lado da elevatória da Cesan, Bairro Gurigica
5. Avenida Santo Antônio, escadaria Generio Sodré, Bairro Ariovaldo Favalessa
6. Rua Otílio João Fernandes, Beco 2, Bairro Bonfim
Obras prontas na primeira semana de outubro
1. Rua Barão de Monjardim, no Centro
2. Beco Alto Belo 2, Bairro Conquista
3. Rua Santa Rita de Cássia - Bairro de Lourdes
4. Escadaria Maximiliano Pacine, Bairro Alagoano
5. Avenida Santo Antônio, escadaria Margarida Gadiole, Bairro Ariovaldo Favalessa
6. Rua Joaquim Tavares da Silva, Bairro Fradinhos
7. Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, Bairro Jesus de Nazareth
8. Barão de Mauá, atrás da Faesa, Bairro Jucutuquara
Obras em licitação
1. Rua Francisco Rúdio, Bairro Jucutuquara
2. Avenida Tenente Setúbal, beco Tenente Setúbal 1, Bairro São Benedito
3. Rua Paulino Müller, Bairro Bento Ferreira
4. Parque Fonte Grande
5. Rua 4 de Julho, Inhanguetá
6. Rua São Lázaro, Bairro Conquista
7. Escadaria Maria Rosa da Silva, Bairro Jesus de Nazareth
8. Avenida Tenente Setúbal, Bairro São Benedito
9. Avenida Vitória, Bairro Jaburu
10. Avenida Leitão da Silva com Rua Desembargador Gilson Mendonça, Bairro Jaburu
11. Rua José Malta, Bairro Fradinhos
12. Avenida Santo Antônio com Escadaria Professor Alfredo Figueiras, Bairro Alagoano
13. Escadaria Ilma de Deus, Bairro Forte São João
14. Rua Cristóvão Alvarenga e Escadaria Manoel Eleotério, Bairro Forte São João
Yuri Barichivich
Obra em Barão de Monjardim
Obras de contenção de encosta da rua Barão de Monjardim, no Centro, estão sendo finalizadas
Foto Divulgação
Detalhes da Rua Tenente Setúbal - Ponto 2
Obras na avenida Tenente Setúbal (ponto 2), em São Benedito, foram concluídas
Com edição de Matheus Thebaldi
Saiba mais sobre Assistência SocialObras e Serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário