sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Garis alpinistas fazem limpeza da encosta de Santa Martha neste domingo - VITÓRIA


Leane Barros
Prédio de fundo,homens com equipamento de proteção descendo pela corda de rapel
Garis alpinistas aprendem técnicas de rapel para atuar em áreas de difícil acesso na capital
A limpeza da encosta de Santa Martha será realizada neste domingo (29), a partir das 7 horas. A ação, que acontecerá em frente à Casa do Cidadão, envolverá 12 garis alpinistas, dois caminhões basculantes e um caminhão pá carregadeira. O objetivo é realizar a capina, a roçagem e a retirada de resíduos do local. 
"É um serviço especial que precisa ser feito no final de semana, e somente pelos garis alpinistas, que são treinados para executar esse tipo de ação. É preciso muito cuidado. A próxima encosta a ser limpa será no bairro Alagoano, na próxima quarta-feira (2), e na Ilha do Príncipe, no próximo sábado (5)", contou o gerente de Limpeza Urbana, Denilson Pereira.

Alpinistas

Os garis alpinistas participam de curso de formação promovido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. A formação é constituída por atividades teóricas e práticas. Durante as aulas, os garis aprendem a usar equipamentos de segurança, como capacete e cintos, e técnicas de rapel.
Os garis alpinistas são treinados para atuar em áreas de difícil acesso da capital. Com segurança, eles retiram o mato acumulado e recolhem garrafas plásticas, sacolas, pneus, restos de móveis, entre outros materiais. Para isso, utilizam equipamentos especiais, além de roçadeiras.
"Esse trabalho de garis alpinistas é arriscado, mas de extrema importância para o município. Por isso, o curso de treinamento é realizado há 15 anos para que os garis e coletores fiquem bem preparados", explicou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário