04/09/2013 - A empresa Contacting, contratada pelo Governo do Estado para realizar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes para Cidades Polo do Estado do Espírito Santo (PlanMob), deu início a mais uma fase de implantação do projeto com entrevistas em pontos estratégicos de Colatina, a chamada "pesquisa de origem e destino".
Conforme informou o coordenador do projeto, Antonio Carlos de Barros, as entrevistas são instrumentos muito importante para o planejamento municipal de transportes, pois fornecem dados para o conhecimento da natureza dos deslocamentos da população no espaço urbano. O objetivo da pesquisa é coletar e analisar informações sobre o padrão de mobilidade na cidade para fornecer subsídios para a elaboração do plano.
Ainda segundo o coordenador, para que seja alcançado o objetivo do Plano de Mobilidade, a população precisa colaborar e responder as perguntas dos agentes, que estão devidamente identificados. Nos questionários os entrevistadores irão abordar a população para perguntar a origem de onde o motorista, pedestre, ciclista e passageiro vem, o destino, ou seja, para onde vai, com qual frequência, qual o motivo e a rotina da pessoa.
No total dezoito entrevistadores estão nas ruas da cidade para realizarem a pesquisa. Essa é a primeira de uma série de questionários que irão ser aplicados até o mês de novembro. Nesta primeira etapa serão ouvidas uma amostra de 730 pessoas.
O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável tem como objetivo contribuir para capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano de forma segura, confortável, com tempos aceitáveis, custos acessíveis, eficiência energética e impactos ambientais reduzidos, utilizando todo o sistema de mobilidade urbana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário