Yuri Barichivich
Praça Costa Pereira receberá o busto do personagem que dá nome ao local de volta
Vitória múltipla de cores, de olhares, de oportunidades, de vidas e de muitos ritmos. A cidade festeja a modernidade, as belezas naturais, a qualidade de vida e a pujança econômica e traz para moradores e turistas uma vasta programação para comemorar os seus 462 anos de história.
As atividades culturais em homenagem ao aniversário da capital prosseguem nesta sexta-feira (6), a partir das 18 horas, com várias atrações musicais, de dança e teatro. As apresentações acontecem na Escadaria São Diogo, no Theatro Carlos Gomes e na Praça Costa Pereira, no Centro.
Na Escadaria São Diogo, haverá apresentações de dança e música, a partir das 18 horas. Idealizada por Susan Carla e Evandro Marendaz, a dança coreografada de Tico-tico no Fubá será acompanhada instrumentalmente por alunos e professores da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi. Na sequência, apresenta-se o coral infantojuvenil São Vicente, que é fruto de uma parceria entre a Fafi e o Colégio São Vicente de Paula. O coral, composto por 25 integrantes, entoará o Hino da Cidade de Vitória (Cidade Sol).
Em seguida, serão apresentadas as coreografias Tributo Oya, por um grupo de alunos do curso de Qualificação em Dança Afro-Cênica Brasileira do Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), sob a coordenação de Mauro Marques. Vamunha é a outra coreografia que os mesmos alunos apresentarão, sob a coordenação de Jordan Fernandes dos Santos. Para finalizar as apresentações na Escadaria São Diogo, será apresentada a coreografia Hasta Donde, por alunos do curso de Qualificação Contemporânea da Fafi. A coreografia é de autoria de Sharon Fridman e a coordenação de Gil Mendes.
Costa Pereira
Na Praça Costa Pereira, a partir das 19h30, haverá apresentação do espetáculo teatral "O Ciclo". A esquete envolve jogos teatrais com bastões, em que alunos do curso de Arte Dramática exercitam a atenção cênica e o corpo expressivo do ator. Em seguida, às 20 horas, haverá, na mesma praça, cerimônia de recolocação do busto de Costa Pereira.
Natural do Rio de Janeiro, José Fernandes Costa Pereira Júnior (1833-1889) foi presidente da Província do Espírito Santo entre 1860 e 1863. Segundo registra o escritor Elmo Elton no livro Logradouros antigos de Vitória, Costa Pereira ocupou a cadeira nº 7 da Academia Espírito Santense de Letras, foi conselheiro do Império e ministro da Agricultura.
No Theatro Carlos Gomes, a partir das 19 horas, haverá apresentação do espetáculo de luzes e sons Video Maping. Na sequência, às 20 horas, apresenta-se a Orquestra Camerata Sesi Espírito Santo, com entrada gratuita, com direção artística e regência titular de Leonardo David.
Neste domingo (8), dia do aniversário de Vitória, as festividades começam às 8 horas, no Parque Moscoso, com a apresentação do Coral de Contas (Tribunal de Contas do Espírito Santo). Na sequência, haverá a performance teatral Arte Cinética, da Fafi, "Parabéns para você" com bolo (maquete) e Exposição Viva dos Tipos Populares de Vitória.
Outro cartão-postal de Vitória, a Praia de Camburi receberá artistas numa mistura de sons com as ondas do mar em comemoração aos 462 anos da capital. A partir das 19 horas, haverá apresentação musical com Brasilidade e as atrações nacionais capixabas Roberto Menescal e Silva.
Matérias relacionadas
Marcos Salles
Espetáculo de luzes e sons vai levar ainda mais brilho ao Theatro Carlos Gomes
Foto Divulgação
Camerata do Sesi vai se apresentar no palco do Theatro Carlos Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário