04/09/2013 - No último mês a Lei Maria da Penha completou 7 anos. Para celebrar esta data o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (Creas/Paefi) de Colatina preparou uma programação especial de palestras para jovens e adultos.
As palestras visam a conscientização desse público e a prevenção da violência contra a mulher. Serão enfatizados os tipos de violência e aonde se pode procurar ajuda caso o fato ocorra no âmbito familiar do estudante ou na comunidade que este ela está inserida.
As palestras serão ministradas pela coordenação e pelos técnicos do serviço assistencial e psicólogo e tem a duração de aproximadamente 30 minutos. A primeira apresentação será nesta quinta-feira (05), no Ifes – Campus Colatina.
A programação segue no dia 10, com palestra no Lions; dia 17 no Rubens Rangel; dia 24 no Carolina Pichler e dias 26 e 27 no Geraldo Vargas.
Creas/Paefi
Em Colatina a mulher que sofre com algum tipo de violência pode procurar ajuda nos serviços gratuitos oferecidos pelo Creas/Paefi. No serviço as vítimas contam com profissionais de assistência social, psicologia, assessoria jurídica e educação social. Somente neste ano o serviço já atendeu cerca de 90 mulheres vítimas de violência.
No local a mulher é orientada sobre seus direitos e encorajada a sair da situação de risco. No local ela conta com atendimento psicossocial individual ou familiar, atendimento jurídico, encaminhamento a rede de saúde e acompanhamento com assistente social. Além disso, ela também conta com a ajuda do Grupo de Mulheres, visando o fortalecimento de vínculos e autoestima.
Ainda, se necessário a mulher recebe o encaminhamento para Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (Camu). O Camu é um local sigiloso onde as vítimas permanecem durante três meses podendo ser prorrogado por mais três meses (decisão judicial), juntamente com os filhos de até 12 anos. Neste local eles têm apoio de uma equipe formada por psicólogo, assistente social e educador social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário