O Caminhão vende peixes às quartas e sextas-feiras e aos sábados
Nas três feiras livres da agricultura familiar de Cachoeiro de Itapemirim, os moradores podem comprar peixe por preço até 35% mais barato que nos supermercados. A venda é feita pelo Caminhão do Peixe, uma parceria da prefeitura com o governo federal para incentivar o consumo de pescado produzido pelos pequenos piscicultores do município.
As espécies comercializadas são piau, tambaqui, pacu e tilápia, criadas nos tanques de produtores do distrito de Córrego dos Monos e do assentamento Nova Safra que contam com o apoio do programa Cachoeiro Mais Aquicultura. O preço do quilo varia de R$ 8,00 a R$ 10,00. Outra vantagem é que os peixes são pesados depois de limpos, e entregues ao consumidor em bandejas de isopor.
“Com essa iniciativa, garantimos à população de Cachoeiro o acesso a um produto de qualidade por um preço mais em conta e oportunizamos a venda de peixes produzidos por pequenos produtores, fortalecendo a piscicultura no município”, explica o secretário de Abastecimento e Agricultura, José Arcanjo Nunes.
Os peixes são vendidos às quartas-feiras, a partir das 5h30, na feira do bairro Independência, próximo à Matriz Velha; às sextas, às 17h, na Ilha da Luz; e aos sábados, às 5h30, na feira do bairro Nova Brasília, ao lado do ginásio municipal.
Para outubro, mês da safra dos peixes, a previsão é de que sejam comercializadas pelo caminhão mais de 4 toneladas de pescado. “A produção vai aumentar significativamente nos próximos meses e deve chegar a 16 toneladas até fevereiro do ano que vem”, acredita o subsecretário de Agricultura Familiar, Edson Moreno Canchilheri.
O Caminhão do Peixe começou a atuar em Cachoeiro em 2011, visitando diversos bairros, além das feiras livres. Conta com carroceria frigorífica adaptada para armazenagem e comercialização de pescado. Ele integra as ações do programa Cachoeiro Mais Aquicultura, parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag) e o Ministério da Pesca e da Aquicultura.
Por meio do programa, já foram implantados no interior do município tanques-rede e tanques escavados para apoiar agricultores familiares na criação de peixes. Todos os produtores contam com assistência técnica gratuita oferecida pela Semag.
Nenhum comentário:
Postar um comentário