quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Amor por Vitória contagia moradores em todos os cantos da ilha

André Luiz Silva Sobral

Aniversário de Vitória
Cíntia Gama pode ver o filho Lucca vir ao mundo no dia em que Vitória completa 462 anos
André Luiz Silva Sobral
Aniversário de Vitória
Rômulo Finamore e André Guerra aproveitam o mar e os ventos da capital para investir em uma nova modalidade: o jet surf
Ela caminha tranquilamente pelo calçadão de Camburi e vai apreciando a paisagem que tanto admira. Grávida de nove meses, a triatleta Cíntia Gama, 39 anos, aguarda a chegada de Lucca a qualquer momento. Isso pode, inclusive, coincidir com a data do aniversário de Vitória, neste domingo (8), quando a capital do Espírito Santo completa 462 anos.
Essa moradora da Praia do Canto está grávida de seu primeiro filho e, para ela, a praia de Camburi é o lugar que lhe transmite mais contentamento. "Tudo isso aqui é maravilhoso, gosto muito da natureza e essa paisagem gera bem-estar", disse.
Esse lugar cercado pelo mar, cheio de belas paisagens e onde o sol brilha praticamente o ano inteiro é a cidade que Rômulo Finamore Neto, 46 anos, "não troca por outro lugar". Para esse comerciante e instrutor de windsurf e stand-up, Vitória é um dos melhores lugares do mundo. "Aqui tem vento regular, mar tranquilo e tudo do que a gente precisa em uma cidade grande".
E foi da maior metrópole brasileira, São Paulo, que o melhor amigo dele, André Guerra, mudou-se há cinco anos. Atualmente, eles são sócios e foi unindo esporte e trabalho que a dupla está lançando uma novidade para o verão de Vitória: o jet surf, uma prancha com motor que atinge a velocidade de 55 km/h. André contou que buscou um emprego para continuar morando aqui, já que é "apaixonado pelo mar desde criança". "O mar da Curva da Jurema e da Praça dos Namorados proporciona uma visão fantástica quando remamos em direção a Camburi", destacou.

Mar

A inspiração da militar recém-aposentada Delizete Dantas, 50 anos, moradora de Jardim da Penha, também é o mar. "Sou encantada com o mar, tudo isso é um sonho muito gostoso". Ela veio de Colatina, no norte do Estado, e aqui vive há 30 anos. Conhece Vitória de ponta a ponta pelo trabalho que desenvolveu como policial, e ressaltou: "Gosto de todos os lugares, das partes altas, de onde temos belos mirantes, da baía de Vitória, onde chegam e partem os navios, de todo o Centro com a Vila Rubim, de Jardim Camburi, enfim, tudo aqui é um encanto pra mim".
André Luiz Silva Sobral
Aniversário de Vitória
Delizete Dantas não esconde a satisfação por poder contemplar as belas paisagens e a baía de Vitória
Arquivo PMV/Secom
Vista panorâmica da orla de Camburi
Praia de Camburi é um dos cartões-postais da capital, encantando moradores e turistas
A convivência com pessoas amigas conquistou Marilene Silvestre, 65 anos, moradora há 40 anos de Jardim da Penha. Ela veio de Santa Teresa com 22 anos e aqui ficou. "Amo esse bairro porque aqui tem de tudo, especialmente, pessoas amigas", ressaltou. "O Centro de Convivência para a Terceira Idade é onde convivo com gente de todos os níveis, complementa nossa casa. Aqui a gente faz diversas atividades, como alongamentos, hidroginástica e variados trabalhos manuais, como bordado e mosaico".
Jardim da Penha é o bairro predileto também de dona Ângela Rodrigues Amorim, de 90 anos, uma das fundadoras do lugar. Ela contou que tudo era mato quando foi morar lá, há 40 anos. Junto com outros moradores, ela formou o bairro com 106 casas. Daí, veio a origem do Clube 106, onde iam se divertir. Atualmente, ela mora na mesma casa daquela época e diz que admira tudo em Vitória. "As paisagens são lindas, o clima é bom, tenho boa vizinhança", disse.
Com uma memória incrível, ela relembrou que chegou a morar durante 15 anos no Rio de Janeiro (onde se casou e teve sete filhos homens), mas voltou porque "Vitória não é uma selva de pedras como outros lugares, e sim uma cidade presépio, onde tudo é lindo".
Atualmente com 348.265 habitantes, Vitória é um arquipélago composto por dezenas de ilhas. Tem também uma porção continental e integra uma área geográfica de grande nível de urbanização, a Região Metropolitana, compreendida ainda pelos municípios de Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão.
Matérias relacionadas
André Luiz Silva Sobral
Aniversário de Vitória
Marilene Silvestre conta com as pessoas amigas para aproveitar a boa estrutura do bairro onde mora: Jardim da Penha
André Luiz Silva Sobral
Aniversário de Vitória
Ângela Rodrigues Amorim, uma das fundadoras do bairro Jardim da Penha, declara-se para a capital: "É uma cidade presépio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário