Divulgação Seme
Aluno participa de roteiro que servirá de base para outros estudantes elaborarem o curta-metragem
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitscheck de Oliveira, de Maria Ortiz, estão misturando cinema de animação com literatura. A partir do estudo da linguagem e das técnicas de animação, crianças e adolescentes dessa unidade e de mais quatro escolas da capital transformarão "Poema do Nadador", do poeta Jorge Mateus de Lima (1893-1953), em um curta-metragem de animação.
A segunda oficina para produção do filme começou na última segunda-feira (2) e prosseguirá até esta sexta (6), sempre das 8 horas às 11h30, no contraturno das aulas dos alunos participantes. Na próxima semana, de 9 a 13 de setembro, das 13 horas às 16h30, será a vez dos alunos da Emef Marechal Mascarenhas de Moraes, também em Maria Ortiz.
Até o final de setembro, outras duas escolas ajudarão a animar as cenas do filme, cujo roteiro foi idealizado na primeira oficina pelos alunos da Emef Neusa Nunes Gonçalves, de Nova Palestina, na Grande São Pedro. O filme terá roteiro, desenho e animação de 150 alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) do ensino fundamental de cinco escolas públicas de Vitória.
As aulas de animação têm a orientação da animadora Rosaria, realizadora de obras premiadas como "Tem um Dragão no meu Baú" e "Menina da Chuva", e dos monitores do Ponto de Cultura Animazul Ariane Piñeiro, Marinéia Anatório e Benício Ramos.
Para montar as cenas, os estudantes estão aprendendo técnicas como desenho em papel, animação em massinha, areia, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital). Em seguida, as cenas serão finalizadas pelos alunos das oficinas permanentes de animação do Núcleo Animazul.
Elizabeth Nader
Filme "Poema do Nadador" terá roteiro, desenho e animação de 150 alunos da rede municipal
Com a orientação da cineasta Luelane Corrêa, os alunos da primeira oficina construíram o roteiro que está servindo de base para os estudantes das próximas oficinas desenharem e animarem as cenas do filme. O resultado foi a criação do roteiro fundamentado no "Poema do Nadador", de Jorge Mateus de Lima. O poema é uma metáfora da vida. No roteiro, acontecem momentos engraçados, outros tristes, alguns cheios de aventura e momentos em que há a presença da morte. O texto relata uma grande travessia em que o personagem passa por diversas situações", explica a cineasta.
Esse é o segundo ciclo de oficinas do projeto Animação deste ano. No primeiro ciclo, realizado no primeiro semestre, estudantes produziram o curta-metragem "O Maestro do Tempo". O filme tem como protagonista o compositor, maestro, pianista e violoncelista Heitor Villa-Lobos.
Projeto
Além de articular a cultura audiovisual com outros saberes, como a música, a história e a literatura, o projeto Animação abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva. A realização é do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário