quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Festival Brasileiro de Trombonistas traz mais musicalidade para festa da cidade - VITÓRIA

Divulgação Semc

Coral de Trombones da Fames
Coral de trombonistas da Faculdade de Música do Espírito Santo vai se apresentar na abertura do Festival Brasileiro, no Mucane
Divulgação Semc
Choro de Minas
Grupo Choro de Minas fará uma apresentação em homenagem a Zé da Velha e tocará músicas que fazem parte da carreira do velho trombonista
Na comemoração dos seus 462 anos, Vitória ganha um presente especial. Pela primeira vez, a capital sediará um Festival Brasileiro de Trombonistas, que chega à sua 19ª edição. O evento acontece desta segunda-feira (9) até a próxima quinta (12), no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), no Centro, e no Parque Moscoso, com entrada gratuita.
O encontro também oferecerá concertos, recitais e shows, trazendo mais musicalidade para o aniversário da capital capixaba. O festival reunirá professores de trombone das principais universidades de música do país, músicos, estudantes e até celebridades internacionais, como o trombonista americano Michael Davis, que já se apresentou com o Rolling Stones, Michael Jackson, Bob Dylan, Bob Mintzer e outros astros, e o conhecido professor de trombone italiano Roberto Basile.
"Nossa expectativa é muito boa, é total, bastante positiva. Trazer para Vitória, pela primeira vez, esse festival, que é o maior evento de trombone do Brasil, é um sonho antigo que se realiza", disse o professor de Trombone da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) Fredson Luiz Monteiro, que é um dos organizadores. Ele destacou que o festival, além de ter um caráter pedagógico, será para a cidade "uma grande atração cultural", por conta também das apresentações e show programados.
Mais de 20 professores de trombone de todo o país foram convidados. Além de propiciar aprendizado e intercâmbio entre os instrumentistas, o festival proporcionará ainda aos visitantes conhecer o nível dos trombonistas capixabas, bem como os atrativos turísticos de Vitória.
A realização é da Fames, em parceria com a Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), com apoio das Secretarias de Estado da Educação (Sedu) e da Cultura (Secult), e da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A organização é do Instituto Parceiros do Bem.

Programação

O festival começa nesta segunda-feira (9), às 20 horas, no Mucane, com oficinas e a abertura do II Concurso Jovens Solistas da ABT. Já a programação artística terá início com as apresentações dos Corais de Trombones da Fames, da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Em seguida, o grupo Choro de Minas fará uma apresentação em homenagem a Zé da Velha, o mais conceituado trombonista de choro em atividade. Durante o espetáculo, o grupo apresentará diversas músicas que fazem parte da carreira de Zé da Velha, que tocou com Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo, Pixinguinha, Donga, João da Bahiana, entre outros.
Na terça-feira (10), durante o dia, serão realizados oficinas e recitais. Às 20 horas, acontece a primeira apresentação. Será do italiano Roberto Basile (trombone baixo). Na sequência, apresenta-se o Brasilidade Geral, grupo formado em 2010 que tem entre seus componentes cinco alunos da Fames e atualmente está concorrendo ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Instrumental.
No dia 11, durante o dia, haverá oficinas e recitais. A partir das 20 horas, apresentam-se o trombonista e compositor americano Michael Davis, que tem a experiência de ter se apresentado com o Rolling Stones, Michael Jackson, Bob Dylan, Bob Mintzer, entre outros.

Festa na Concha Acústica

Na quinta-feira (12), a programação começa pela manhã, com reunião da ABT e final do II Concurso Jovens Solistas da ABT. Durante a tarde, oficinas. Às 20 horas, no Mucane, acontecerá o show com a Trombonada, grupo que apresenta a música regional nordestina com uma visão inovadora adaptada para a formação de trombones. Em seguida, haverá uma grande festa de encerramento, com mais de 100 trombonistas se apresentando na Concha Acústica do Parque Moscoso.
Divulgação Semc
Brasilidade Geral
Grupo Brasilidade Geral atualmente está concorrendo ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Instrumental
Foto Divulgação
Trombonista Zé da Velha e Silvério Pontes
Zé da Velha é o mais conceituado trombonista de choro em atividade no país

Nenhum comentário:

Postar um comentário