quinta-feira, 3 de julho de 2014

Vitória recebe certificação por trabalho de aleitamento materno e alimentação

André Sobral

Entrega da certificação da Unidade de Saúde
Unidades de saúde foram certificadas por serem referência da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
André Sobral
Entrega da certificação da Unidade de Saúde
Representante do Ministério da Saúde Renata Guimarães Mendonça de Santana e secretária de Saúde, Daysi Koehler, participaram da solenidade
"Os capixabas podem se sentir orgulhosos, pois apenas Vitória e o Distrito Federal receberam a certificação como referência da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). As unidades de saúde de Jabour, Andorinhas e Consolação estão de parabéns pelo trabalho de incentivo ao aleitamento materno e à alimentação saudável". A declaração foi feita pela nutricionista e representante do Ministério da Saúde Renata Guimarães Mendonça de Santana.
A solenidade de entrega da certificação aconteceu no auditório da US de Andorinhas, nesta quinta-feira (3), e contou com a presença de mães da comunidade local, profissionais da área de saúde envolvidos na EAAB, a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, e 25 crianças do projeto Caminhando Juntos (Cajun) de Andorinhas.
Ao som da música oficial da Copa do Mundo e de um funk animado, as crianças soltaram toda a energia em apresentações de dança, mostrando o quanto é importante o aleitamento materno e a alimentação saudável, principalmente, para crianças menores de dois anos de idade.
A secretária de Saúde resumiu: "Está comprovado cientificamente que a criança que é amamentada se torna mais inteligente e tem o risco de sofrer problemas de saúde mental diminuído. Mas as mães devem ter consciência de oferecer uma alimentação saudável às suas crianças. Minha filha, por exemplo, tem 12 anos e nunca tomou refrigerante. Isso porque tomei o hábito de não comprar. Troco por uma fruta", disse Daysi.

Resultado

A certificação é o resultado da qualificação do processo de trabalho dos profissionais da atenção básica que desenvolveram ações sistemáticas individuais ou coletivas para estimular as mães a realizar o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) capacitou 500 profissionais de 10 unidades, por meio de 25 oficinas.

Estratégia

Lançada em 2012 pelo Ministério da Saúde, a EAAB vem contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, como o consumo de frutas, verduras e legumes diariamente, favorecendo a melhora no perfil nutricional dessas crianças, com a diminuição de deficiências nutricionais de baixo peso e também de excesso de peso.
“É importante que as mães compreendam a necessidade de a criança ser amamentada de forma exclusiva até os seis meses de idade e continuada até dois anos ou mais e introduza a partir dos seis meses uma alimentação complementar saudável", explica a assistente social e coordenadora da Saúde da Criança na Semus, Renilsa Souza.
André Sobral
Entrega da certificação da Unidade de Saúde
Crianças do Cajun de Andorinhas fizeram uma apresentação alusiva à Copa
André Sobral
Entrega da certificação da Unidade de Saúde
Crianças devem tomar leite materno até os seis meses de idade
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário