quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ciclo de Dramaturgos baianos estreia no ES



De 4 a 13 de agosto, os capixabas amantes da dramaturgia brasileira poderão participar da ação, que é gratuita e promovida pelo Festival do Teatro Brasileiro    

Os capixabas amantes da dramaturgia brasileira terão a oportunidade de conferir atrações gratuitas, de 4 a 13 de agosto, com o Ciclo de Dramaturgos Baianos, que chega a Vitória como parte do Festival do Teatro Brasileiro. Estudantes e profissionais de artes cênicas e literatura, por exemplo, terão a oportunidade de conhecer o histórico e processo de criação de renomados artistas da cena baiana. As ações serão na Mucane, Fafi e Casa Porto.

Leitura de trechos de espetáculos, debates sobre dramaturgia e exercícios propostos para os participantes também irão compor os encontros. Aldri Anunciação, João Sanchez e Paulo Atto serão os dramaturgos à frente desta iniciativa. O projeto foi dividido em três etapas - cada uma terá a carga horária total de 9h e 20 vagas disponíveis (10 participantes e 10 ouvintes).


Grade completa da programação

4 a 6 de agosto, das 14h às 17h, na Mucane

I Dramaturgo - Aldri Anunciação - Aldri Anunciação é dramaturgo, ator e produtor baiano, bacharel em Teorias Teatrais, na UNIRIO. Estreou como ator no teatro profissional em 1996, no espetáculo do diretor mineiro Gabriel Vilela ‘O Sonho’, de August Strindberg, e no espetáculo ‘Os Negros’, de Jean Genet, com direção de Carmem Paternostro. No Teatro Castro Alves, sob a direção artística de Lázaro Ramos, produzindo e dividindo a cena com o ator Flávio Bauraqui, o mesmo espetáculo atingiu 20 mil espectadores e realizou temporada com êxito de crítica e público no Teatro Oi Futuro do Rio. Atualmente, é coordenador geral do projeto Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, vencedor do Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet da FUNARTE, São Paulo. Em 2013, venceu em primeiro lugar na categoria Literatura Juvenil, do Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro.

7 a 9 de agosto, das 14h às 17h, na Fafi

II Dramaturgo - João Sanchez - Formado em Comunicação Social pela UCSAL, Mestre em Artes Cênicas e, atualmente, doutorando do PPGAC-UFBA, João Sanches é dramaturgo, diretor e iluminador. Foi indicado três vezes ao Prêmio Braskem de Teatro e, em 2013, ganhou os prêmios de Melhor Autor Melhor Espetáculo com ‘Entre Nós’ – uma comédia sobre diversidade. A montagem, que estreou e teve carreira de sucesso em Salvador, já se apresentou também em São Paulo, Rio de Janeiro e Miami, entre outras praças. João trabalhou com diversos artistas, de diferentes estados brasileiros e também de fora do País. Em seu currículo há parcerias com João Falcão, Fernando Guerreiro, Hebe Alves, Paulo Dourado, Márcio Meirelles, Aninha Franco, Rita Assemany, Jackyson Costa, Cláudio Simões, Celso Júnior, Nadja Turenko, Elisa Mendes, Carmen Paternostro, Fernanda Paquelet, além dos grupos Teatro Potlach (Itália) e Odin Teatret (Dinamarca).




11 a 13 de agosto, das 18h às 21h, na Casa Porto

Paulo Atto – É diretor teatral, dramaturgo, produtor cultural e consultor em projetos de arte, cultura e desenvolvimento sociocultural. Foi presidente da Fundação Cultural de Ilhéus. Em 2012, coordenou a Câmara Técnica de Cultura do Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina e foi membro da Comissão Julgadora do Troféu Braskem de Teatro. Como dramaturgo, possui trabalhos publicados em revistas internacionais, como a Revista Tablas, de Cuba e Máscara, do México.  Como autor e diretor proferiu conferências em Cuba, no México, na Rússia, em Portugal, na Espanha, entre outras instituições pelo mundo. Também publicou um trabalho sobre treinamento de atores na Conferência Internacional de Pesquisa Teatral, na Universidade de Montreal, no Canadá. Atualmente, é Secretário de Cultura de Ilhéus, na Bahia.

Serviço

O Ciclo de Dramaturgos Baianos acontece de 4 a 13 de agosto, na Fafi, Mucane e Casa Porto. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados devem enviar e-mail para: oficinas@festivaldoteatrobrasileiro.com.br.


--
Mariane Pereira | Tipz - Comunicação e Marketing
+55 27 3376 3700 
|+55 27 98882 0497 27 99297-2006 www.tipz.com.br
Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 675 - Ed. Palácio do Café - 10º Andar, Enseada do Suá, Vitória - ES, CEP: 29050-912

Nenhum comentário:

Postar um comentário